A Operação Gabarito cumpre cinco mandados de prisão na manhã desta segunda-feira (15). As ordens foram cumpridas na Paraíba, Pernambuco, Piauí e no Distrito Federal.
Os mandados expedidos fazem parte da Operação Sem Barreiras, da justiça do Piauí, que investiga fraudes no concurso público para agente penitenciário realizado em 2016.
Na operação do Piauí foi identificada a participação dos mesmos investigados na Operação Gabarito, em João Pessoa, sendo eles, os líderes da quadrilha, Flávio Luciano Nascimento Borges e Luiz Paulo Silva dos Santos. Os acusados já estão detidos na capital paraibana. Agora, também estarão à disposição da justiça do Piauí.
Além destes, que já estavam presos, foram cumpridos cinco mandados de prisão em Pernambuco, nas cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, no Piauí e no Distrito Federal.
Na capital federal foi detido um dos principais membros do grupo. Márcio David Carneiro Liberal era responsável pela resolução das provas da área de Direito, em especial Direito Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo.
Há sete meses, em sua primeira fase, foram presas 19 pessoas, no dia 7 de maio de 2017. A polícia estima que mais de 80 pessoas estejam envolvidas no esquema de fraudes em concursos de pelos 15 estados do país. O esquema pode ter movimentado aproximadamente R$ 29 milhões em 12 anos.
Redação