Categorias: Policial

OPERAÇÃO GABARITO: polícia prende quatro por fraudar concursos na PB

PUBLICIDADE

O GAECO – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público Estado da Paraíba, em atuação conjunta com a Polícia Civil, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o GAECO do Ministério Público do Rio Grande do Norte, desencadearam, na manhã de hoje (18/06/2012), a OPERAÇÃO GABARITO, a fim de dar cumprimento a 06 (seis) Mandados de Busca e Apreensão e 04 (quatro) Mandados de Prisão Temporária, todos expedidos pela Justiça Estadual, comarca de Gurinhém. Participam desta Operação 06 (seis) servidores da CGU e cerca de 50 (cinquenta) Policiais Civis, além dos Promotores de Justiça responsáveis pelos procedimentos.

Estão sendo cumpridos Mandados de Busca e Apreensão nas sedes da Prefeitura de Caldas Brandão-PB e da empresa METTA CONCURSOS E CONSULTORIA LTDA, nas residências dos integrantes da Comissão Permanente de Licitação (presidente e membros) da Prefeitura de Caldas Brandão-PB e dos sócios da empresa METTA CONCURSOS E CONSULTORIA LTDA. Os Mandados de Prisão Temporária compreendem o dono da empresa METTA CONCURSOS E CONSULTORIA LTDA e os integrantes da Comissão Permanente de Licitação (presidente e membros) da Prefeitura de Caldas Brandão-PB.

A investigação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso que vem fraudando licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação no Município de Caldas Brandão-PB, bem como concursos públicos destinados à contratação de Médicos, Enfermeiros, Odontólogos e Agentes Comunitários de Saúde para o Programa de Saúde da Família (PSF), Profissionais para os Programas Federais (PETI, Bolsa Família, CRAS/PAIF e PROJOVEM) e outros cargos dos quadros dos municípios, situações que, além de constituírem crimes capitulados na legislação pátria, causam dano ao erário e atentam contra os princípios da legalidade, impessoalidade e da moralidade administrativa.

No caso específico de Caldas Brandão-PB, verificou-se a existência do Pregão Presencial n.° 03/2011, destinado à contratação de empresa para realizar concurso público, do qual participaram as empresas METTA CONCURSOS E CONSULTORIA LTDA, ASSP – ASSESSORIA E PLANEJAMENTO LTDA e CONCSEL CONCURSOS E SELEÇÃO DE PESSOAL LTDA, as investigações demonstraram a ocorrência de fraudes na licitação vencida pela empresa METTA CONCURSOS E CONSULTORIA LTDA, assim como fraudes na operacionalização do concurso público, por meio de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público, em razão do pagamento de "propina" e da concessão de favores.

A investigação aponta que o esquema comandado pelos sócios da empresa organizadora de concursos públicos METTA CONCURSOS aprova pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo, loteando as vagas oferecidas em concurso público, obtendo previamente a assinatura e a impressão digital dos candidatos em gabaritos fraudados, com respostas preenchidas pela própria empresa responsável pela realização do concurso público. Em contrapartida, frauda-se o processo de licitação para que, ao final, haja a escolha e contratação da empresa METTA CONCURSOS para a realização do concurso público.

Como consequência desta Operação, em relação a Caldas Brandão-PB, todos os procedimentos de contratação dos exercícios de 2011 e 2012 (licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação) serão investigados, com o apoio da Controladoria-Geral da União, bem como serão investigados todos os procedimentos de contratação de empresas para a realização de concursos públicos pelos municípios paraibanos, nos quais a empresa METTA CONCURSOS E CONSULTORIA LTDA tenha sido declarada vencedora.

Os crimes investigados e sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são: FRUSTAÇÃO DO CARÁTER COMPETIVO (Art. 90 da Lei n° 8.666/93); FORMAÇÃO DE QUADRILHA (Art. 288, do CPB); FALSIDADE IDEOLÓGICA (Art. 299 do CPB) e CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA (Art. 317 e 333 do CPB). As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 21 anos de reclusão.

 


Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hervázio detona acenos da oposição a Adriano e questiona “intenções” do grupo: “Querem apagar fogo com gasolina”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) manifestou desconfiança em relação aos recentes gestos de solidariedade…

17 de janeiro de 2025

Assessor de Lula enaltece possibilidade de Aguinaldo Ribeiro assumir liderança do governo na Câmara: “Grande aquisição”

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, destacou nesta sexta-feira (17)…

17 de janeiro de 2025

Após intervenção de aliados, mal-estar entre João e Galdino estaria “resolvido”, segundo deputado da base

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Luís Torres, da Rádio Arapuan, o deputado estadual…

17 de janeiro de 2025

Hervázio diz que tensão entre João e Adriano preocupa a base e prega resolução rápida do conflito

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) expressou preocupação com o clima de tensão entre o…

17 de janeiro de 2025

Sisu 2025: UFPB publica edital de cadastramento dos aprovados na Chamada Regular

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento obrigatório para…

17 de janeiro de 2025

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro

Na primeira quinzena de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma redução…

17 de janeiro de 2025