A Operação Lei Seca vai ser intensificada para a Semana Santa a partir de amanhã, sendo prolongada até o Domingo de Páscoa (16) na Região Metropolitana de João Pessoa. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vai contar com 60 agentes atuando em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que já atua no combate à alcoolemia junto às equipes da Lei Seca no Estado.
Segundo o coordenador da Lei Seca, capitão Manfredo Rosenstock, as equipes da Operação Semana Santa vão contar, a partir de amanhã, com novos equipamentos utilizados na sinalização, com o propósito de oferecer mais segurança aos agentes de trânsito, bem como uma fiscalização com maior visibilidade aos condutores dos veículos.
No ano passado, foram notificados 59 motoristas conduzindo sob efeito de álcool durante ações realizadas no feriadão da Semana Santa, na Região Metropolitana. De acordo com o Detran-PB, cinco condutores foram levados à delegacia por consumo excessivo de bebida alcoólica, caracterizando crime de trânsito.
Ao todo, as equipes do Detran realizaram 751 testes de bafômetro, sendo apreendidas 53 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), além de 20 veículos. O órgão ainda autuou 72 motoristas por diversas infrações cometidas contra o Código Brasileiro de Trânsito.
Proprietários de veículos flagrados sob condução de motorista alcoolizado devem pagar multa de R$ 1.915,00 e o condutor responderá processo administrativo para a cassação da CNH por um ano. Em caso de reincidência, o dono do veículo pagará multa de R$ 3.860 e o condutor responderá ao processo administrativo para a cassação da CNH pelo período de dois anos.
Redação