Uma operação coordenada entre o Ministério Público da Paraíba, a Polícia Civil, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Militar foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (25) com o propósito de desmantelar esquemas criminosos envolvendo agentes públicos e suspeitas de fraudes no sistema prisional. Durante a ação, um advogado foi detido, enquanto o diretor do Presídio de Cajazeiras está sendo considerado fugitivo, de acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil.
A operação concentra-se em desvendar um suposto esquema de corrupção e favorecimento ilícito no sistema prisional e judiciário na região de Cajazeiras. Investigações preliminares apontam para a existência de uma suposta organização criminosa que utiliza diversos artifícios para facilitar a libertação de detentos, especialmente membros de facções criminosas, manipulando processos legais e administrativos.
Dentre as práticas identificadas, destacam-se a apresentação de alegações de enfermidades sem embasamento ou com documentação falsificada, com o intuito de obter a soltura temporária ou definitiva de presos, além de fraudes relacionadas a remissão de penas, baseadas em supostas atividades educacionais e laborais realizadas por detentos.
Há suspeitas de que tais atividades não tenham de fato ocorrido ou tenham sido exageradas nos registros prisionais, acelerando de forma indevida processos de progressão de regime, concessão de liberdade e outros benefícios referentes à execução penal.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cajazeiras(3), São José de Piranhas (2) e Marizópolis (2), como parte dos esforços para coletar evidências e desbaratar completamente a rede criminosa.
PB Agora
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…