A Polícia Civil, em colaboração com a Secretaria de Administração Penitenciária, lançou nesta quarta-feira (3) a operação “Klon” para cumprir 23 mandados judiciais em João Pessoa, Lucena, Conde e Campina Grande. A ação visa desmantelar uma quadrilha especializada no roubo e clonagem de veículos.
Foram emitidos 12 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, com os inquéritos e medidas cautelares tramitando na 6ª Vara Criminal e 2ª Vara de Entorpecentes da Capital.
A quadrilha era liderada por detentos do sistema prisional paraibano, que organizavam o roubo, clonagem e revenda dos veículos através de sites e aplicativos.
De acordo com as investigações, os presidiários coordenavam os crimes de dentro dos presídios, recrutando os executores dos roubos e das adulterações dos sinais de identificação veicular.
Os veículos roubados eram clonados usando dados de outros veículos de mesma marca, modelo, ano e cor, mas de origem lícita.
Posteriormente, os envolvidos criavam perfis em plataformas de venda online e negociavam os veículos com compradores de boa-fé.
Em alguns casos, os criminosos marcavam um novo encontro com o comprador sob o pretexto de entregar a chave reserva e, nesse momento, roubavam novamente o veículo.
Durante a operação, diversas armas e uma quantidade significativa de drogas (crack, skank e cocaína) foram apreendidas.
PB Agora