Categorias: Policial

Paraíba é terceiro no país a adotar sistema que garante regularidade em cadastro da União

PUBLICIDADE

A Paraíba é o terceiro estado do país a adotar um sistema online de monitoramento da situação fiscal, jurídica, financeira e administrativa dos órgãos da administração direta e indireta. O Web Regularidade será monitorado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e evitará pendências no Cadastro Único de Convênios (CAUC), do Governo Federal. A meta do sistema é erradicar a inadimplência pública cadastral do estado.

O CAUC é um banco de dados que indica se os estados e municípios estão regulares para formalizar convênios e receber recursos do Governo Federal para execução de projetos e obras. No caso de inadimplência, o repasse de verbas fica bloqueado. Além da Paraíba, apenas Santa Catarina, idealizadora do sistema, e Pernambuco utilizam a ferramenta.

“A adimplência evita que o Estado perca a liberação de recursos, convênios e análise de empréstimos. O Brasil todo está preocupado com isso”, explicou José de Sousa Dantas, gerente estadual do programa de ajuste fiscal da Controladoria Geral do Estado (CGE). Com a regularidade cadastral, a Paraíba fortalece o controle interno dos órgãos e entidades, reduzindo despesas públicas, como por exemplo, em notificações fiscais e incrementando receitas não-tributárias, com a garantia de novos convênios junto ao Governo Federal.

A Codata é a responsável pela implantação do sistema, resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre os Governos da Paraíba e de Pernambuco. Além do monitoramento da CGE, os órgãos e entidades serão responsáveis pela utilização e gestão de suas pendências. “Nos últimos oito anos, a Paraíba acumulava um histórico de 20 pendências geradas por mês. Nesta administração diminuímos para seis, e agora queremos zerar”, prevê Dantas.

A previsão é de que, até dezembro deste ano, todos os órgãos da administração estadual já tenham adotado o Web Regularidade. A etapa atual é a capacitação dos gestores designados pelos órgãos e entidades, que terão login e senha individual para acesso ao sistema.

Programa avaliará eficiência – Com o controle automatizado de todos os órgãos, o Web Regularidade vai classificar mensalmente a eficiência da gestão. Os órgãos com alto índice de eficiência serão premiados pela administração, enquanto aqueles que acumularem pendências devem passar por avaliação ou reciclagem dos métodos aplicados.

Termo de Cooperação – Para desenvolver o sistema, a equipe do Programa de Ajuste Fiscal, da CGE, esteve em Recife (PE) para conhecer o Programa Web Regularidade implantado no ano passado. “É primordial que estejamos sempre de mãos dadas na busca pela excelência dos resultados e das atividades para o bem público”, enfatizou o Secretário da Controladoria Geral de Pernambuco, Djalmo Leão.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende bala de canhão do tamanho de um braço na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar resultou, na manhã deste sábado (26), na apreensão de uma…

26 de outubro de 2024

Roberto Burity é reconduzido presidente do Botafogo da Paraíba; posse ocorrerá em novembro

Por aclamação, Roberto Burity foi reeleito presidente do Botafogo Futebol Clube para o biênio 2024-2026,…

26 de outubro de 2024

Falso corretor de imóveis é preso novamente por golpes e violência doméstica na Grande João Pessoa

Um estelionatário com longa ficha criminal, conhecido por aplicar golpes como falso corretor de imóveis…

26 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena na eleição deste domingo chega a 71,1%, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

A confiança dos eleitores na vitória do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das…

26 de outubro de 2024

Incêndio atinge Lojinha do Treze em CG, mas rapidamente é controlado pelos Bombeiros

Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Lojinha do Treze, localizada na esquina do Calçadão…

26 de outubro de 2024

Apenas um trecho do litoral paraibano está impróprio para banho, aponta relatório da Sudema

Em recente avaliação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a qualidade das…

26 de outubro de 2024