As ações de repressão ao tráfico de drogas na Paraíba resultaram na apreensão de 541,6 quilos de entorpecentes no primeiro semestre de 2014, o que representa um aumento de 61% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidos 336,6 quilos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social.
De janeiro a junho deste ano, foram retirados das ruas 454 quilos de maconha, 75,3 quilos de crack e 11,8 de cocaína. Nos três tipos de drogas houve aumento nas quantidades apreendidas (57% de maconha, 93% de crack e 42% de cocaína), se comparado aos primeiros seis meses de 2013.
Em três anos e meio foram apreendidas mais de cinco toneladas de drogas. Foram retirados de circulação 5.064 quilos de maconha, cocaína e crack, o que representa 3,97 quilos de drogas apreendidos diariamente.
O delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Região Metropolitana de João Pessoa, Allan Terruel, explica que os mercados atacadistas de venda de entorpecentes estão sendo investigados com rigor pela DRE.
“O objetivo é diminuir o fluxo de abastecimento de drogas nas bocas de fumo. Grandes traficantes de João Pessoa hoje em dia estão economicamente falidos, sem condições de promover a chegada e distribuição de grandes carregamentos de drogas e isso é inédito na história de repressão da região metropolitana”, afirma. Segundo ele, os entorpecentes apreendidos vêm do exterior e cada tipo tem uma vertente de investigação, pois são fornecedores diferentes.
Secom PB