A Polícia Federal (PF), por meio da “Operação Malibu”, prendeu nove pessoas em Fortaleza. na tarde desta terça-feira (10). Elas são suspeitas de integrarem um quadrilha apontada como autora de crimes cibernéticos, estelionato, furto qualificado, falsificação de documento e lavagem de dinheiro. Os presos desviavam cartões de crédito e correspondências das vítimas para executar as fraudes.
A Polícia Federal informou que além das nove pessoas presas na capital, outras duas foram detidas no município de São Bernardo, no Maranhão, e em Cajazeiras, na Paraíba. A polícia procura ainda dois foragidos. A maioria dos criminosos já respondia por outros delitos.
A quadrilha era investigada há dois anos, desde abril de 2012. Na residência onde alguns suspeitos estavam foram encontradas carteiras de identidade falsificados, cartões das vítimas, armas e drogas.
“Eles atuavam desde o desvio de cartões com aliciamento de pessoas através dos correios, também com empréstimos fraudulentos e falsificando vários documentos”, disse o chefe de repressão a crimes cibernéticos, Ricardo Lopes Martins.
G1