As operações de prevenção e repressão qualificadas, realizadas pelas Polícias Militar e Civil da Paraíba, apreenderam um total de 3.502 armas de fogo em 2020. Com esse número, a Paraíba foi o 5ª estado do país que, proporcionalmente, mais retirou armamento das ruas, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
De acordo com o documento, publicado na última quinta-feira (15), a taxa de apreensões na Paraíba é de 86,7 armas por 100 mil habitantes, inferior apenas às taxas de Minas Gerais (126,8), Rondônia (103,3), Espírito Santo (95,7) e Tocantins (93,6).
O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou que o combate à circulação de armas de fogo ilegais sempre foi uma das estratégias mais importantes no combate à violência no estado. “Mantivemos o trabalho voltado para as apreensões, que impactam diretamente nos crimes violentos, tanto homicídios, quanto roubos. Dessa forma, no ano passado tivemos 3,5 mil armas fora das ruas”, frisou. Em 2011, 84% dos assassinatos ocorreram com esse instrumento e o percentual caiu para 74% em 2019.
No estado, a apreensão de armas de fogo é fomentada por um Bônus Pecuniário, que vai de R$ 600 a R$ 1.500, de acordo com o tipo de armamento.
Da Redação com Assessoria
Inaugurado em fevereiro deste ano, o sistema de vigilância por câmeras inteligentes na cidade de…
A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…
A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…