Categorias: Policial

PB é o 6º no país em ataques contra bancos

PUBLICIDADE

PB é o 6º no Brasil em ataques contra bancos e senador propõe estratégias de combate ao crime

A Paraíba é o sexto estado do Brasil e o segundo da região Nordeste que mais registrou ataques contra agências bancárias no ano passado. É o que indica uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em parceria com a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e a Federação dos Vigilantes do Paraná (Fetravisp). No Senado o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai apreciar nesta quarta-feira (26) a partir das 10h em sessão ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei do Senado nº º 527, de 2011 de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições financeiras manterem dispositivos antifurto que inutilizem as cédulas de moeda corrente depositadas no interior dos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) em caso de tentativa ilícita de abertura.

O levantamento, que contou com apoio técnico do Dieese, foi divulgado na última sexta-feira e também revela que entre os anos de 2012 e 2013, o Estado teve um aumento de 141,6% no número de ataques.

 

De acordo com os dados, no ano de 2012 a Paraíba ocupava a 13ª posição no ranking nacional de estados que mais registraram ataques contra bancos, e em 2013 subiu sete posições, aumentando o número de ocorrências de 60 para 145. Considerando apenas a região Nordeste, em 2012 a Paraíba era o sexto em número de ataques, atrás de estados como Bahia, Ceará e Pernambuco. Já em 2013, o Estado está na segunda posição no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia.

A metodologia da pesquisa divide os ataques a bancos entre assaltos e arrombamentos, incluindo neste último os casos de explosões. Na Paraíba, as ocorrências com maior percentual de aumento (163,1%) foram os assaltos, que saltaram de 19 em 2012 para 50 em 2013.
Ao todo, a pesquisa aponta que o Brasil teve um aumento nas ocorrências de ataques a bancos entre 2012 e 2013, passando de 2.530 para 2.944 casos.

 

A explosão de um caixa eletrônico do Bradesco, na cidade de São José de Espinharas, no Sertão paraibano, foi a oitava investida criminosa contra bancos no Estado, em março. No ano, são 33 ocorrências, sendo: 9 explosões (7 no Bradesco e 2 no Banco do Brasil), 5 assaltos (2 no Bradesco, 2 no Banco do Brasil e 1 no Itaú), 12 arrombamentos (2 na Caixa, 2 no Banco do Brasil, 2 no Santander, 5 no Itaú e 1 no Bradesco), 3 tentativas de arrombamento/explosão/assalto (2 no Banco do Brasil e 1 no Santander), 4 Saidinhas/Entradinhas de banco (1 no Santander, 1 no Bradesco e 2 no Banco do Brasil).

 

Um projeto de autoria do senador Vital do Rêgo quer mudar essa estatística. Segundo Vital, o PLS de sua autoria estabelece que as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco do Brasil devem manter dispositivos antifurto que tornem inadequadas à circulação as cédulas de moeda corrente depositadas no interior dos caixas eletrônicos em caso de tentativa ilícita de abertura; dispõe ainda sobre os requisitos que os dispositivos antifurto devem obedecer; estabelece que as instituições financeiras devem fixar placa em local de destaque dos caixas eletrônicos informando a existência dos dispositivos antifurto; dispõe que compete às instituições financeiras a manutenção dos registros das ocorrências que provocarem o acionamento dos dispositivos antifurto; determina que em caso de acionamento acidental do dispositivo antifurto ou de tentativa frustrada de furto ou roubo, as instituições financeiras ressarcirão o Banco Central do Brasil pelos custos de análise e de fabricação e distribuição da cédula a ser reposta; estabelece que o descumprimento das referidas disposições sujeita as instituições financeiras e os seus administradores às penalidades previstas no art. 44 da Lei nº 4.595/64, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, Cria o Conselho Monetário Nacional e dá outras providências; dispõe que esta lei entra em vigor após decorridos 60 dias da data de sua publicação. O relatório é pela constitucionalidade, juridicidade, e no mérito, favorável ao Projeto.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…

22 de dezembro de 2024

Divulgada 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)…

22 de dezembro de 2024

Polícia Federal prende, em praia de João Pessoa, homem suspeito de liderar facção criminosa da Bahia

No final da manhã deste domingo (22), a Polícia Federal capturou em João Pessoa o…

22 de dezembro de 2024

Homens armados quebram cadeados, invadem casa e matam jovem na frente da mãe na Região Metropolitana de JP

Na madrugada deste domingo (22), um jovem foi assassinado a tiros dentro de casa no…

22 de dezembro de 2024

Botafogo-PB aprova constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e prevê investimento de R$ 300 milhões

Após Assembleia Geral realizada neste sábado (21), Com a presença dos 32 sócios-contribuintes, o Botafogo-PB…

22 de dezembro de 2024

Beneficiários do Auxílio Moradia têm até o dia 31 para atualizar cadastro em João Pessoa

A atualização cadastral do Auxílio Moradia, da Prefeitura de João Pessoa, acontece até o próximo…

22 de dezembro de 2024