A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 1 de Abril de 2025

Pedido de revogação da prisão preventiva do Padre Egídio entra na pauta do STF

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou para julgamento no plenário da Primeira Turma o pedido de revogação da prisão preventiva do padre Egídio de Carvalho. O julgamento virtual foi agendado para ocorrer entre os dias 4 e 11 de abril

O colegiado, composto pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, irá analisar a decisão monocrática tomada pela própria ministra Cármen Lúcia, em 14 de março, que havia negado a liberdade ao religioso.

Na ocasião, a ministra justificou sua decisão citando a gravidade dos crimes investigados e a “periculosidade do recorrente”, destacando a necessidade de desarticular a organização criminosa que, segundo as investigações, seria comandada por ele.

As acusações contra Padre Egídio envolvem o desvio de R$ 140 milhões, destinados a instituições como o Instituto São José, mantenedor do Hospital Padre Zé, e a Ação Social Arquidiocesana da Paraíba. Os recursos seriam oriundos de convênios com a Prefeitura de João Pessoa e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.

Entre os bens adquiridos com os valores supostamente desviados estão imóveis de alto padrão, veículos de luxo e obras de arte. Além disso, ele é acusado de furtar 670 produtos doados pela Receita Federal ao hospital, incluindo iPhones, que deveriam ser leiloados para arrecadar fundos para a instituição.

Padre Egídio deixou a direção do Hospital Padre Zé em outubro de 2023, após a denúncia do furto de 100 celulares doados pela Receita Federal. Desde então, ele foi afastado de todas as funções eclesiásticas pela Arquidiocese da Paraíba e segue respondendo judicialmente pelas acusações.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
       
      Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique