Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, após a implementação da Lei Seca, houve uma redução de 12% nos acidentes de trânsito, mas a meta é atingir 50% de redução de mortes nas estradas em todo o país. Segundo a chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira, a redução no número de acidentes ainda não é motivo de comemoração.
“Sou super a favor de campanhas desse tipo e posso dizer que sou uma pessoa consciente quando estou dirigindo, porque desde que foi implantada a Lei Seca, não dirijo pra lugar nenhum, quando estou bebendo. Inclusive já fui parado numa blitz e fiz questão de tirar uma foto do bafômetro que marcava zero de álcool”, afirmou Arlete Campelo, Professora.
Afinal, só este ano, o Hospital de Trauma de João Pessoa já atendeu mais de 5 mil pessoas vítimas de acidente de trânsito, sendo 3 mil envolvendo motociclistas. Ela disse ainda que pesquisas revelam que o uso do celular ao dirigir aumenta em 400% as chances de acidente no trânsito. E, para combater o uso de drogas e álcool no trânsito e prevenir acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran- PB), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Polícia Rodoviária Federal, realizaram na manhã de ontem uma ação de mobilização que teve como alvo os motoristas de ônibus, caminhões e taxistas. A ação aconteceu no Terminal Rodoviário de João Pessoa, por meio da Divisão de Educação de Trânsito e da Operação Lei Seca.
“ Ações como essa são importantes para a população, principalmente para os motoqueiros que correm muito risco diariamente no trânsito. Acho que campanhas desse tipo são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre os cuidados e a atenção que todos devem ter ao dirigir ou guiar motos”, disse Fábio França Sousa, Concierge.
“Lei Seca, por isso sou a favor de campanhas como essa que busca um trânsito mais tranquilo e sem acidentes. Mas a Prefeitura da capital, poderia trabalhar mais e tapar os buracos das ruas que também provocam acidentes, principalmente com motociclistas”, disse Gabriel Almeida, Bancário.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais