PF cumpre mandados na PB para desarticular esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

PUBLICIDADE

Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal cumpriu mandados na Paraíba durante a segunda fase da Operação BLEFE, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A operação, que teve início em Maceió, já havia identificado uma rede de criminosos com ramificações em diferentes estados, incluindo a Paraíba e a Bahia.

Segundo as investigações, membros de uma facção criminosa que controla o tráfico de drogas no oeste baiano se estabeleceram em Maceió, onde utilizavam identidades falsas para escapar da Justiça e adquirir bens. A primeira fase da Operação BLEFE foi deflagrada em 11 de julho deste ano, com o cumprimento de três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em apartamentos de luxo no bairro da Ponta Verde, em Maceió.

Com a análise do material apreendido nessa primeira etapa, a Polícia Federal conseguiu identificar outros envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro nas cidades de João Pessoa, na Paraíba, e Bom Jesus da Lapa, na Bahia. As investigações apontam que o lucro gerado pelo tráfico de drogas na Bahia era enviado para o líder da facção em Maceió por meio de contas bancárias de mulheres ligadas a traficantes e homicidas.

Nesta segunda fase da operação, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba. Além disso, as autoridades determinaram o sequestro de cinco veículos e um jet ski, que teriam sido adquiridos com recursos do tráfico de drogas. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com o intuito de reprimir os crimes, descapitalizar a facção criminosa e identificar outros membros envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro.

Caso condenados pelos crimes investigados, os suspeitos podem enfrentar penas que ultrapassam 20 anos de prisão. A Operação BLEFE segue em andamento com o objetivo de desarticular a estrutura financeira do tráfico de drogas na região e enfraquecer o poder da facção.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ex-presidente do PSDB na PB, Pedro anuncia apoio a Queiroga no 2º turno em JP

O ex-presidente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB) anunciou seu apoio à candidatura…

10 de outubro de 2024

Protesto em Lucena bloqueia acesso à balsa após assassinato de jovens; PM faz buscas pelos corpos

Na manhã desta quinta-feira (10), o acesso à balsa no município de Lucena, principal meio…

10 de outubro de 2024

Mídia nacional volta a destacar JP como a 2ª capital brasileira com maior valorização imobiliária do Brasil

O Instagram especializado em economia (@ecodescomplicada), que repercute nacionalmente trouxe ontem (09), um levantamento nacional…

10 de outubro de 2024

Força Nacional do SUS realiza mais de 340 atendimentos aos repatriados do Líbano

Médicos, enfermeiros e psicólogos da Força Nacional do SUS realizaram 346 atendimentos médicos, assistenciais e…

10 de outubro de 2024

Coligações com PT e PL juntos elegeram 49 prefeitos no 1º turno

Uma disputa que pode ter reflexos nas eleições de 2026. As coligações em que PT…

10 de outubro de 2024

Luciano Cartaxo opta pela neutralidade no segundo turno em João Pessoa

Em nota divulgada à imprensa, hoje (10), o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), quarto colocado…

10 de outubro de 2024