Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Federal na Paraíba deflagrou a Operação AJUBA, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro e os crimes ambientais relacionados no município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. A operação resultou no cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal do Estado.
De acordo com a PF, a investigação visa desmantelar redes criminosas que atuam na exploração ilegal de ouro na zona rural de Princesa Isabel, atividade que ocorre desde 2012. Essas associações criminosas utilizam substâncias químicas perigosas, como mercúrio e cianeto, para a extração do minério, causando danos significativos ao meio ambiente e colocando em risco a saúde humana.
O nome “AJUBA” tem origem na língua tupi-guarani e significa “amarelo”, em referência à cor do sol, que se assemelha à tonalidade do ouro. A operação apura os crimes de extração ilegal de minério, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa. Os envolvidos poderão responder pelos artigos 55 e 56 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais, pelo artigo 2º da Lei 8.176/91, que tipifica a extração ilegal de recursos minerais, e pelo artigo 288 do Código Penal, que trata da associação criminosa.
A Polícia Federal não realizará coletiva de imprensa sobre os detalhes da operação no momento.
PB Agora
Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…
Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…