Uma investigação da Polícia Federal descobriu a construção de um túnel, que estava sendo feita a partir de uma residência, na Rua Joanildo Marinho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, cujo destino era nada mais nada menos que o presídio Silvio Porto.
Na casa estavam quatro pessoas, sendo três mulheres e um menor, filho da dona da casa, que foi identificada como Gerlane Alves. Ela disse que o objetivo do túnel era libertar seu irmão, que está preso no Silvio Porto. A mulher disse ainda que o ex-marido e o filho adolescente não sabiam de nada, pois o buraco estava sendo escavado apenas por ela, em seu quarto.
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta, a denúncia sobre a existência do túnel foi feita diretamente à Polícia Federal, que entrou em contato com a polícia estadual para averiguar a suspeita, que acabou sendo confirmada na manhã desta terça-feira (09).
“De fato a Polícia Federal tomou conhecimento, a alguns dias atrás, da possível existência do túnel, nas proximidades do presídio Silvio Porto, que estava sendo cavado a partir de uma residência em direção a unidade prisional e ela (a PF) entrou em contato conosco, demos o apoio logístico e no dia de hoje, felizmente as forças públicas conseguiram localizar o túnel com antecedência”, disse.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para avaliar as dimensões e a estrutura do túnel, que estava escondido em baixo de uma cama, na residência. Ainda não se sabe quantos detentos seriam beneficiados com o “atalho” construído para a fuga.
No momento em que a polícia estourou o local do túnel, Gerlane, dona da casa passou mal e uma unidade do Samu teve que ser acionada para prestar os primeiros socorros. Ela disse que estava grávida, resistiu à abordagem, mas acabou se rendendo. O Samu informou que ela teve apenas um pico de pressão alta. A gravidez não foi confirmda.
“A dona da casa era a principal responsável, juntamente com alguns presos que estavam patrocinando esse túnel”, adiantou o secretário, que também informou que os presos envolvidos já foram identificados. Ainda de acordo com o secretário, uma fuga em massa poderia ter acontecido caso o túnel não tivesse sido descoberto pela Polícia Federal.
A ação chamou a atenção de curiosos, que tomaram as ruas para entender o que estaria acontecendo. Os envolvidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal, onde devem ser autuados em flagrante. Os detentos envolvidos também serão autuados.
Márcia Dias
PB Agora
Foto: JPOnline
O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…
A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…
O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…
Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…
Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…
A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…