Categorias: Policial

PM distribui efetivo para reforçar a segurança das eleições na PB

PUBLICIDADE

 A Polícia Militar enviou 680 policiais, na manhã desta quarta-feira (1º), para as cidades da Região do Sertão e Cariri do Estado. Eles fazem parte do contingente de 4.561 homens e mulheres mobilizados pela instituição para reforçar a segurança nas eleições durante a operação voto seguro.

 

O reforço conta também com 30 viaturas novas que foram destinadas para as cidades onde foram constatadas maiores necessidades de reforço, de acordo com relatório apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Além disso, 68 viaturas descaracterizadas já estão circulando pelo Estado para coibir possíveis crimes eleitorais nestes dias que antecedem o pleito.

 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, ressaltou o papel da instituição durante as eleições. “É a festa da democracia e a Polícia Militar está pronta para mais esta missão de garantir a segurança durante as eleições, promovendo ao eleitor a tranquilidade plena em poder sair de casa e expressar seu voto”, disse.

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Saulo Benevides, acompanhou pessoalmente o embarque das tropas da PM, lembrando o planejamento realizado para esta eleição. “Estamos há mais de um ano planejando o processo eleitoral de 2014 e o trabalho da Polícia Militar, dentro do Plano Integrado de Segurança, é fundamental para garantir a liberdade de voto do eleitor, até pelos exemplos de dedicação às causas da democracia que a instituição possui na história deste Estado”, pontuou.

 

Na quinta-feira, o embarque será dos policiais que irão reforçar a segurança nas cidades da Região de Campina Grande, Litoral Norte e Sul do Estado. A partir da sexta-feira, os policiais começam a realizar a guarda de urnas, policiamento próximo aos locais de votação e escoltas.

 

Prisões – Os presos por crimes eleitorais serão encaminhados à Polícia Federal e Polícia Civil no dia das Eleições. A medida foi acordada entre as polícias federal e estaduais durante reuniões realizadas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As pessoas que forem presas cometendo ilícitos previstos no período eleitoral serão levadas, prioritariamente, para a Polícia Federal, que vai instalar mais de 15 polos de atuação na Paraíba. Onde não houver reforço de policiais federais, a Polícia Civil agirá de forma supletiva, conforme Resolução 11.494/2014, já publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

950 policiais civis, entre delegados, agentes de investigação, escrivães e servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC) estão escalados para reforçar o policiamento nos 223 municípios paraibanos. Para o trabalho, também foram disponibilizadas 220 viaturas e ainda dez veículos do IPC e 18 rabecões.

 

Ascom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024