Categorias: Policial

PMJP apoia combate ao tráfico e exploração de meninas e mulheres

PUBLICIDADE

 O tráfico e a exploração sexual de meninas e mulheres é o tema de oficinas e debates que acontecem em João Pessoa a partir desta terça-feira (07) no hotel InterCity Premium, localizado na Av. João Maurício, 1.185, Manaíra. O evento é uma realização da Associação Mulheres pela Paz, de São Paulo, e conta com a parceria da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A abertura será realizada com o painel público “Mulheres e homens pela paz contra o tráfico de mulheres e a exploração sexual”, às 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel), situado na Rua Rodrigues de Aquino, 290, Centro.

Na próxima quinta-feira (09), às 9h, a secretária da SEPPM, Socorro Borges, vai ministrar uma oficina sobre educação popular feminista. “Esta é uma oportunidade muito importante em que a SEPPM soma seu trabalho à Associação Mulheres pela Paz para combatermos com outros importantes parceiros, como a Polícia Federal e organizações de mulheres, este crime que vitimiza cerca de 85% das mulheres”, ressalta a secretária.

De acordo com Vera Vieira, da Associação Mulheres pela Paz, a atividade tem entre seus objetivos contribuir na luta pelo enfrentamento da violência contra a mulher e fortalecer a rede de serviços contra o tráfico humano, formada por atores governamentais e não governamentais.

Dentre as outras oficinas que serão realizadas estão “Relações sociais de gênero e feminismo”, “Panorama local sobre tráfico de mulheres e violência sexual”, “Orientação sexual e identidade de gênero”, “Educomunicação pela cidadania das mulheres” e “Questão racial” e “Masculinidades”.

As oficinas têm como público lideranças de ONGs, movimento feminista e de mulheres, órgãos governamentais e universidades, que formam a rede de serviços pelo enfrentamento à violência contra a mulher.

Tráfico humano – Segundo a Convenção de Palermo, realizada pela ONU em 2002, que tratou do crime organizado transnacional, o tráfico humano se caracteriza pelo recrutamento, transporte, alojamento de pessoas em condições de coerção, controle, violência e cárcere privado para fins de exploração em várias modalidades.

É a terceira modalidade criminosa mais lucrativa do mundo, ultrapassada apenas pelo tráfico de armas e drogas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o lucro anual do tráfico de pessoas chega a 31,6 bilhões de dólares. Em torno de 85% das vítimas entregues à exploração sexual comercial são mulheres. A faixa etária predominante está entre 17 e 25 anos. Há registro também do tráfico de adolescentes e crianças, sendo a maioria do sexo feminino. Também existe o tráfico de homossexuais e travestis.

“Acreditamos que a dificuldade em admitir a existência do tráfico para exploração sexual tenha a ver com a cultura machista e patriarcal. Cultura que permite atos e hábitos de violência e discriminação contra a mulher. Vale lembrar que a violência contra a mulher – materializada na violência doméstica, sexual e no tráfico humano – é a mais forte expressão da construção social de gênero, que é culturalmente aceita e mantida há milênios”, afirma Vera Vieira.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025