Os 26 anos de criação do Batalhão da Polícia Ambiental foram comemorados nesta terça-feira (14), com entrega de medalhas e também de equipamentos que servirão para a criação de um Grupo Tático Ambiental. A solenidade aconteceu na Comunidade São Rafael, em João Pessoa, que é uma das áreas onde a corporação também faz policiamento ostensivo.
Para o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, major Tibério Leite, há muito que ser comemorado neste aniversário. “Somos um setor especializado da Polícia Militar. Mas, além do meio ambiente, nossas ações também se estendem à segurança pública por meio de atividades ostensivas”, explicou. “Aqui, na Comunidade São Rafael e também no Castelo Branco, por exemplo, conseguimos reduzir em 78% os casos de crimes violentos letais e intencionais só nos últimos três anos e meio”, lembrou.
Major Tibério também citou outras conquistas. “Nesse mesmo período tivemos um grande reforço com a criação do Pelotão Náutico e também do Primeiro Pelotão Ambiental em Campina Grande, que serve para toda a região do entorno da cidade”, comentou.
A solenidade – As medalhas entregues durante as comemorações do aniversário do batalhão, na Comunidade São Rafael, foram relativas à prestação de serviço de dez e 20 anos de alguns policiais. Eles também receberam medalhas de mérito operacional.
Entre os novos equipamentos do batalhão recebidos na solenidade estavam duas submetralhadoras, dois fuzis, oito capacetes e dez coletes balísticos. Eles servirão ao Grupo Tático Ambiental, que começará a ser treinado em novembro para atuar em diferentes esferas de combate a crimes ambientais e em atividades de policiamento ostensivo.
Durante a solenidade, houve a apresentação de um coral e de um grupo de flautistas, formados por crianças da comunidade. A comemoração contou ainda com o desfile da tropa da Polícia Ambiental, de viaturas, lanchas e jet skis. Entre as várias autoridades presentes que prestigiaram o evento estavam o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves.
Números das últimas ações – De acordo com dados passados pelo comandante da Polícia Ambiental, este ano já foram lavrados cerca de 500 autos de infração relativos a crimes contra o meio ambiente. Ainda segundo o major Tibério Leite, as ações resultaram na apreensão e captura de 1.860 animais silvestres. Ao todo, esse setor especializado de policiamento é formado por um efetivo de 140 militares.
Secom-PB