Categorias: Policial

Polícia ambiental intensifica ações de combate ao comércio irregular de fogueiras

PUBLICIDADE

O Batalhão de Policiamento Ambiental está intensificando as ações para coibir o crime ambiental envolvendo o comércio irregular de fogueiras. De acordo com o comandante, major Tibério Leite, as operações estão sendo realizadas por policiais lotados na sede do Batalhão, em João Pessoa, e no 1º Pelotão, em Campina Grande. O comércio irregular de fogueiras, assim como a extração ilegal de lenha, prevê pena de seis meses a um ano de detenção.

Tibério Leite ressaltou que, para comercializar fogueiras, as pessoas interessadas devem fazer o cadastramento na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e receber autorização. “Caso o comerciante insista em comercializar o produto sem a autorização da Sudema, além da detenção de seis meses a um ano, ainda poderá pagar multa de R$ 300 por unidade, quilo ou metro cúbico de todo o material lenhoso que seja apreendido”, afirmou.

Em caso de corte de árvores sem autorização ambiental, ainda segundo o major Tibério Leite, a lei prevê detenção de um ano a três anos. “Sabemos que as festividades juninas, o São João em particular, têm a cultura das fogueiras. Porém, é necessário que em nome dessa cultura, o meio ambiente não venha a ser prejudicado. Para isso, vamos intensificar as nossas ações para proteger algo que tem uma importância vital para todos nós”, destacou.

O major ainda lembrou que se o consumidor adquirir lenha oriunda de comércio irregular também poderá responder da mesma forma que os comerciantes. “É importante que o consumidor adquira lenha apenas no comércio autorizado pela Sudema, pois ele poderá também responder por crime ambiental, caso não o faça”, disse, informando que as árvores mais atingidas pelo comércio irregular são as mangueiras e cajueiros.

 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PT/PB comenta decisão do Governo Federal de revogar ato sobre fiscalização do PIX: “É para se evitar o pior”

O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…

16 de janeiro de 2025

Deficiente visual é morto a tiros no bairro de Varadouro em João Pessoa

 Mais um homicídio foi registrado nesta semana, em João Pessoa, mais precisamente na tarde de…

16 de janeiro de 2025

Homem é morto de forma semelhante a que irmão gêmeo foi assassinado na Grande João Pessoa

Um homem de 34 anos foi morto a tiros na noite de ontem (15) dentro…

16 de janeiro de 2025

Belo-PB vence Esporte de Patos por 3 a 0 e está na liderança do Paraibano

O Botoafogo-PB continua numa fase boa, na noite de ontem (15), conseguiu a segunda vitória…

16 de janeiro de 2025

Governador João Azevêdo nomeia ex-vereador de Campina; veja o cargo

O governador João Azevêdo (PSB) trouxe para sua gestão o ex-vereador de Campina Grande, Bruno…

16 de janeiro de 2025

Citado por João como possível sucessor no Governo, Lucas Ribeiro agradece à confiança do governador: “Muito gratificante”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…

15 de janeiro de 2025