Nesta quarta-feira (06), a Polícia Civil da Paraíba realizou a Operação Piratas do Asfalto, visando desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas ao longo da BR-230, entre Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Quatro mandados de prisão preventiva e três de busca domiciliar foram cumpridos, emitidos pela 1ª Vara da Comarca de Santa Rita.
Durante a execução dos mandados, foram apreendidos dois veículos roubados, além de parte da carga roubada em um incidente ocorrido no último dia 25 deste mês. Um dos veículos estava envolvido em vários assaltos a estabelecimentos comerciais em João Pessoa.
Um dos alvos já havia sido detido em flagrante pela Polícia Militar recentemente, porém, após a audiência de custódia, foi libertado e, em três dias, reincidiu em novos roubos na mesma região.
Os suspeitos operavam utilizando veículos roubados ou clonados, variadas armas de fogo e dispositivos de bloqueio de sinais conhecidos como “Jummers”. Em diversos incidentes, os caminhões foram alvo de disparos de arma de fogo.
Após abordagens, o grupo conduzia os caminhões para áreas de mata fechada, onde realizavam o transbordo das cargas para outros veículos de apoio. Os motoristas eram mantidos amarrados e amordaçados sob a ameaça de armas de fogo.
Os integrantes da quadrilha alugavam residências em Santa Rita para servirem como quartel-general do grupo, onde escondiam as cargas roubadas, armas, munições e veículos roubados.
Um dos alvos, conhecido como Bira, havia sido preso dois dias antes por sua participação no incêndio que resultou na morte de um motorista de ônibus no bairro Padre Zé.
As investigações contaram com o suporte de informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar da Paraíba (7° BPM). Os suspeitos serão indiciados por roubo qualificado, restrição da liberdade, uso de arma de fogo, adulteração de sinais de veículo automotor, receptação e organização criminosa.”
PB Agora