A Paraíba o tempo todo  |

Polícia Civil fecha ano de 2014 sem um só crime de homicídio contra mulheres em CG

Zero de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Foi este o resultado do ano de 2014, das ações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campina Grande, não sendo registrado nenhum homicídio contra a mulher vítima de violência doméstica e familiar.

 

E não para por aí. O trabalho diuturno realizado pelas equipes de agentes de investigação e escrivães da especializada ainda resultou na redução de ocorrências versando sobre lesões corporais contra mulheres, de 406 para 396, em comparação ao ano de 2013.

 

De acordo com as estatísticas da Delegacia da Mulher, foram instaurados 801 Inquéritos Policiais (IPLs) em 2014, sendo 174 Autos de Prisão em Flagrante; 623 através de Portarias e quatro em atendimento a requerimentos do Ministério Público. Em 2013, foram registrados 744 procedimentos.

 

Segundo as Delegadas Hertha de França e Elizabeth Beckman a diminuição dos crimes de lesões corporais se deve às atividades investigativas e de repressão qualificada à violência doméstica e familiar contra a mulher e, sobremaneira, ao aumento de representações de medidas protetivas de urgência para proteção da vítima e inibição de condutas violentas por parte dos agressores.

 

E complementaram sobre a importância da aplicação do Programa de Segurança Mulher Protegida, idealizado em Campina Grande, e hoje adotada como política estadual de segurança em todo o Estado da Paraíba, que prevê as denominadas visitas solidárias nas casas das vítimas e dos agressores para o devido acompanhamento dos casos de violência para se buscar a prevenção de delitos de maior gravidade.

 

O Delegado da 10ª Seccional de Polícia Civil, Dr. Iasley Almeida, classificou como muito positivos os resultados apresentados, destacando as ações realizadas com inteligência e comprometimento de todos os policiais comandados pelas delegadas Herta de França e Elizabeth Berkman. “As nossas equipes de policiais, com muita competência, vem cumprindo fielmente com a sua missão. E aí estão os resultados, para a satisfação de todos”, festejou.

 

Segundo o Dr. Iasley, a queda nos índices de violência doméstica contra as mulheres vem acontecendo ano a ano. “Em 2012, foram registrados nove homicídios de mulheres em Campina Grande, sendo cinco em situação de violência doméstica. No ano de 2013, aconteceu apenas um caso e em 2014 não houve nenhum registro. A constatação da redução na estatística desses casos é o resultado de uma política eficiente de combate a esse segmento da criminalidade na cidade”, comemorou.

 

E finaliza, que "para darmos maior eficiência ao Programa de Segurança Mulher Protegida é necessária a inclusão de equipes multidisciplinares na própria Delegacia da Mulher, para ser oferecidos os serviços de assistência social e psicológica à vítima da violência doméstica".

 

Além da eficiência das ações empreendidas os policiais ainda contam com a colaboração da sociedade, que tem apresentado denúncias sempre importantes para a elucidação dos mais diversos casos de violência. As denúncias contra esse tipo de prática podem ser encaminhadas através do Disque Denúncia 197, da Polícia Civil, e do 180, um serviço de utilidade pública que atende brasileiras vítimas de violência em todo o território nacional e também no exterior. Os serviços são totalmente sigilosos, para que sejam preservados os nomes dos denunciantes. A partir dos relatos registrados, as informações são encaminhadas às autoridades competentes em todo o país, para que sejam adotadas as devidas providências.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe