A Paraíba o tempo todo  |

PF deflagra operação ‘Conexão Paraíba’ contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

Imagem ilustrativa – Polícia Federal

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (10) a operação *Conexão Paraíba*, com o objetivo de desarticular um núcleo de uma organização criminosa transnacional envolvida no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro no estado. A ação é um desdobramento de investigações que começaram em 2019 e contam com a cooperação internacional entre Brasil e Itália.

A operação foi deflagrada após a prisão de dois membros da máfia italiana em João Pessoa, que evidenciaram o papel estratégico da Paraíba na logística de transporte de drogas para a Europa. Durante as investigações, foram identificados vínculos entre organizações locais e a estrutura do crime organizado internacional.

Na operação desta terça, foi cumprido um mandado de prisão preventiva em João Pessoa, no bairro Jardim Cidade Universitária, na Zona Sul. Além da Paraíba, mandados de prisão preventiva foram executados em estados como São Paulo, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte, totalizando oito prisões. Também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio de valores bancários e o sequestro de bens móveis e imóveis.

A PF detalhou que os investigados fazem parte de um esquema sofisticado de envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa, utilizando o método “RIP ON – RIP OFF”, em que a droga era escondida em contêineres com cargas lícitas. Além disso, a organização utilizava aeronaves privadas para o transporte aéreo de drogas.

Outra operação, também realizada hoje no Paraná, tem como alvo o mesmo grupo criminoso, que é investigado em conjunto com a PF da Paraíba e a polícia italiana. Estima-se que entre 2018 e 2024 o grupo tenha movimentado cerca de R$ 7 bilhões em transações ilegais, lavados por meio de empresas e contas bancárias criadas para ocultar a origem ilícita dos recursos.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe