A Polícia Federal anunciou no final da tarde de ontem (4) a deflagração da “Operação Plano Real” com o objetivo de investigar uma possível falsificação de cédulas de Real e a remessa dessas notas falsas por meio dos Correios. O crime está previsto no art. 289 do Código Penal e pode resultar em pena de até 12 anos de reclusão.
A ação, determinada pela 4ª Vara Federal de Campina Grande/PB, envolveu a quebra do sigilo de correspondência e a emissão de um mandado de busca e apreensão em um endereço localizado na cidade de Queimadas, bairro do Ligeiro.
Ao abrir a encomenda suspeita, as autoridades encontraram cinco cédulas de R$ 100,00 com numeração de série repetida, confirmando que eram, de fato, falsificadas. O destinatário da encomenda, um homem de 25 anos, auxiliar de serviços gerais, foi preso em flagrante delito.
O nome da operação, Plano Real, faz referência ao plano econômico de mesmo nome lançado em 1994, que instituiu o Real como a moeda corrente oficial do Brasil. Mesmo sendo uma das cédulas mais seguras do mundo, as notas de Real continuam a ser falsificadas e distribuídas por organizações criminosas especializadas no país, resultando em prejuízos significativos para a economia e abalando a fé pública.
Após os procedimentos legais, o preso foi recolhido e aguardará a audiência de custódia. A Polícia Federal segue investigando o caso e adotará as medidas necessárias para combater a falsificação de cédulas de Real no país.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…