Nesta sexta-feira (8), a Polícia Federal (PF) deflagrou duas importantes operações para desarticular o tráfico de drogas na Paraíba. As ações, denominadas “Conexão Violeta” e “Alucinato”, têm como objetivo combater o tráfico interestadual e o comércio de entorpecentes sintéticos, respectivamente.
A operação **Conexão Violeta** investiga uma rede criminosa que transporta drogas entre estados brasileiros, utilizando aeroportos como rotas de tráfico. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, Goiás e Paraná. A investigação teve início em agosto, quando uma mulher foi presa no Aeroporto Internacional de Bayeux (PB) ao desembarcar de Curitiba (PR) com 26 kg de Skank. A PF revelou que o grupo criminoso operava com financiamento de passagens aéreas e despesas logísticas, além de envolver transportadores e compradores na distribuição do entorpecente no Nordeste.
Já a operação **Alucinato** teve foco na região metropolitana de Campina Grande, onde um mandado de busca e apreensão foi cumprido para desarticular uma organização criminosa responsável pelo armazenamento e venda de drogas sintéticas. A ação visa enfraquecer o tráfico que abastece a região com entorpecentes perigosos.
Se condenados, os envolvidos poderão enfrentar penas que somadas podem ultrapassar 25 anos de reclusão, respondendo pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Polícia Federal continua o trabalho de investigação para identificar todos os envolvidos e garantir a desarticulação dessas redes criminosas.
Redação