O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) apreendeu 2.500 caranguejos-uçá que estavam sendo comercializados em cordas, na manhã deste sábado (6), no Mercado Central e na feira de Mangabeira, em João Pessoa, e prendeu os três comerciantes. Os crustáceos e as três pessoas detidas foram conduzidas à Central de Flagrantes. A ação faz parte da operação Andada, deflagrada no início do mês para intensificar a fiscalização durante o período de reprodução do crustáceo, quando é proibida a captura, transporte, armazenamento e comercialização do animal sem autorização dos órgãos ambientais.
De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), major Cristóvão Lucas, a unidade divulgou material educativo orientando sobre os intervalos da andada – nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, quando eles saem das tocas e andam pelo manguezal para a liberação dos ovos. “Fizemos um trabalho de orientação nas feiras e bares, divulgamos nas redes sociais material falando sobre isso e deflagramos a operação desde o dia 2 de janeiro. Do dia 2 até amanhã (7) e do próximo dia 17 até o dia 22 de janeiro, acontece o 1º período de andada do animal, então estaremos intensificando as ações ainda mais”, destacou.
Ainda segundo o oficial, o objetivo principal da operação é a preservação da espécie, com a proteção da reprodução desses animais, que acontece ainda de 1º a 6 de fevereiro; de 16 a 21 de fevereiro; 2 a 7 de março; e de 18 a 23 do mesmo mês. “A operação vai até o dia 24 de março, com fiscalizações intensas nesses intervalos e atividades educativas fora deles”, explicou.
Quem for flagrado capturando, transportando, armazenando ou comercializando os bichos nestes períodos será autuado por crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção, além de multa.
Os animais foram soltos ainda na manhã deste sábado, em uma área de manguezal da Mata do Amém, em Cabedelo.
R$ 1,00. Esse era o preço cobrado por cada um dos 2 mil caranguejos-uçá que estavam sendo vendidos no período reprodução da espécie, na manhã deste domingo (7), nas feiras de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os animais, que estavam amarrados por cordas, foram todos resgatados pela fiscalização do Batalhão de Polícia Ambiental, como parte das atividades da Operação Andada, deflagrada para proteger o período de reprodução desses crustáceos.
Na operação deste domingo, foram presos três homens. Dois deles, de 31 e 26 anos, na feira de Oitizeiro, onde contaram que capturaram os caranguejos durante a madrugada, na Barra de Gramame, Litoral Sul do Estado, quando os animais saíram da toca para o acasalamento.
O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Cristóvão Lucas, destacou que já são 4.500 caranguejos resgatados nas últimas 24 horas. “As pessoas precisam respeitar esse período tão importante para a preservação da espécie. Neste domingo, termina o primeiro intervalo de período defeso do animal, mas temos ainda o do dia 1º a 6 de fevereiro, 16 a 21 de fevereiro, 2 a 7 de março, bem como de 18 a 23 de março”, detalhou.
Major Lucas adiantou que a operação vai até março. “Ela acontece não só de forma repressiva, mas também educativa. A proteção dos períodos de andada, que é quando machos e fêmeas saem das tocas para acasalar e colocar ovos, o que torna esses animais vulneráveis à captura, deve passar por um trabalho de conscientização e contamos com o apoio da população para difundir esse alerta sobre a importância do respeito a essa fase na vida dos caranguejos”, ressaltou.
Os presos na fiscalização da operação Andada deste domingo foram apresentados na Central de Flagrantes, em João Pessoa. Os animais foram soltos em uma área de manguezal na Mata do Amém, em Cabedelo.
Aves resgatadas – Na operação, também foram resgatadas aves silvestres de várias espécies que estavam sendo comercializadas nas feiras.
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…