Em João Pessoa, a ação será realizada dia 22 de novembro no Hospital Napoleão Laureano
A Semana Nacional de Combate ao Câncer Infantil, instituída pela Lei Federal nº 11.650, de 2008, será marcada por emocionantes eventos, no que depender da Polícia Rodoviária Federal.
Durante todo o mês de novembro, a Polícia Rodoviária Federal está recebendo donativos, em centenas de unidades espalhadas pelo país, para entregar às crianças e adolescentes com câncer atendidas em instituições de saúde e assistência. Tratam-se de brinquedos, roupas, fraldas descartáveis, leite, dentre outros itens, doados por policiais e parceiros de acordo com a demanda da entidade beneficiada. Os itens serão entregues em eventos que acontecerão entre os dias 20 e 27 de novembro de 2016.
A campanha se chama “Policiais Contra o Câncer Infantil” e foi pensada para auxiliar no processo curativo das crianças. Dessa forma, no dia da entrega dos donativos, a doação não é apenas material, mas afetiva. Os policiais realizam um grande gesto de doação de força, alegria e fé na cura das crianças. Para isso, muitos se fantasiam de super-heróis, pintam os rostos dos pequeninos, entregam-lhes carteirinhas de PRFs Mirins e fazem diversas apresentações artísticas.
Um momento marcante da campanha acontece quando é realizado um passeio com as crianças e familiares pela cidade. Esse passeio é escoltado por motociclistas da PRF e isso tem um grande valor simbólico porque tal escolta é realizada, geralmente, apenas para grandes autoridades. A intenção é mostrar para as crianças que elas são autoridades para lutar pela vida. Outro grande gesto de carinho acontece quando os policias raspam os cabelos como forma de colaborar com o sentimento de orgulho pessoal e autoestima das crianças. Ao realizarem esse ato, os agentes da lei emprestam aos pequeninos a simbologia de poder e autoridade que carregam.
A campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” se iniciou em 2014 em Goiânia, obtendo apoio de centenas de policiais. Alguns meses depois, a ação foi realizada em Itabuna, na Bahia. No ano de 2015, a campanha cresceu bastante, alcançando 13 estados. Em 2016, a ação será realizada em 24 unidades da federação,
Em 2016, a campanha passou a ser realizada com apoio da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Crianças e ao Adolescente com Câncer – CONIAC, composta por mais de 50 instituições que lidam com o tema, o que confere maior abrangência e força para a campanha. Com apoio da CONIAC, a PRF também auxiliou na divulgação de sinais e sintomas para o diagnóstico precoce do câncer durante o mês de setembro, conhecido como Setembro Dourado.
A mascote da campanha, Alê, foi escolhida em votação nacional, realizada pela internet, durante os meses de outubro e novembro de 2016, e contou com a participação de milhares de pessoas.
Espera-se que em torno de mil e quinhentas crianças e adolescentes sejam atendidos, número duas vezes maior que o alcançado em 2015.
Para abrilhantar a festa, queremos convidá-lo a auxiliar na divulgação do evento.
O que? Campanha da PRF “Policiais Contra o Câncer Infantil”;
Quando? 22 de novembro de 2016;
Onde? Hospital Napoleão Laureano, período matutino.
Quem procurar? Assessoria de Comunicação da PRF;
Por quê? Para ajudar no processo curativo das crianças com câncer.
Assessoria