A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, no decorrer de fiscalizações realizadas entre os dias 18 e 20 de agosto, prendeu sete pessoas, recuperou três veículos, apreendeu duas armas de fogo, duas armas brancas e munições. Dentre os delitos flagrados estão os de apropriação indébita, estelionato, porte ilegal de arma de fogo, porte de arma branca, receptação, embriaguez ao volante, dirigir sem CNH, desobediência, dirigir veículo pondo em perigo a segurança alheia e trafegar com velocidade incompatível com a segurança.
A primeira ação ocorreu no município de Pedras de Fogo, na BR 104, km 101, por volta das 12h, da sexta-feira (18), quando equipe policial visualizou e abordou um Chevrolet Tracker. Durante fiscalização, foram realizadas consultas nos sistemas de segurança, onde foi verificado a existência de registro de apropriação indébita e estelionato contra o veículo. O condutor, um homem de 47 anos, relatou que um conhecido teria alugado o carro há um ano. Em contato com e empresa que pertence o automóvel, foi informado que o rastreador do veículo foi rompido pouco tempo depois da locação. Diante dos fatos flagrados, o indivíduo foi detido e encaminhado para a Polícia Judiciária, onde poderá responder criminalmente por estelionato e apropriação indébita.
Já no município de Campina Grande, na BR 230, km 144, cerca de 40 min após a ocorrência anterior, no mesmo dia, agentes da PRF abordaram um Dodge Challenge que transitava pelo acostamento na contramão. Prontamente, foi dada ordem de parada a fim de fazer uma fiscalização. O condutor, um homem de 42 anos, saiu do veículo para falar com os policiais, relatou que conduzia em direção a uma oficina mecânica, durante todo o tempo demonstrava nervosismo e queria retornar para dentro. Neste momento, a atenção dos policiais é voltada para o interior do veículo, onde conseguem visualizar uma faca no porta-objeto. Foi realizada uma inspeção minuciosa, sendo localizadas outra arma branca do tipo Karambit e uma pistola Beretta calibre 6.35 com seis munições prontas para uso. Diante dos fatos evidenciados, o homem foi detido e conduzido para Central de Polícia de Campina Grande pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e porte de arma branca.
No município de Pocinhos, na BR 230, km 181, no início da noite, por volta das 18h10, equipe da PRF avistou uma motocicleta Honda CG 125 Fan e deu ordem de parada para realizar fiscalização de rotina. Durante os procedimentos, foi identificado um registro de roubo/furto relativo ao veículo. O condutor, um homem de 52 anos, foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária onde poderá responder criminalmente por receptação. A moto passará pelos trâmites necessários para ser devolvida ao seu legítimo dono.
Em João Pessoa, também na BR 230, km 17, por volta das 20h56, desta vez no sábado (19), policiais deram ordem de parada a um Toyota Cross XRE, esta que, não foi obedecida e o condutor empreendeu fuga com velocidade incompatível aos demais veículos. Rapidamente, foi realizado acompanhamento tático do automóvel, não tendo respeitado os sinais sonoros de parada. Após cerca de dois quilômetros o carro foi interceptado. Durante a abordagem, o condutor, um homem de 34 anos, apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoólica, devido o odor etílico, fala arrastada e olhos vermelhos. Ao ser solicitado que fizesse o teste do etilômetro (bafômetro), o mesmo se recusou. Sendo assim, ele foi detido e encaminhado por constatação de embriaguez ao volante para a Central de Polícia, onde ficou à disposição das autoridades cabíveis.
Durante fiscalização realizada em razão dos festejos alusivos aos Caminhos do Frio, no município de Esperança, na BR 104, km 93, por volta das 21h25, foi abordado um Hyundai Creta. No decorrer da fiscalização, foi identificado por meio de buscas em sistemas de segurança que a placa de identificação estava adulterada, assim como outros elementos do veículo. Através da expertise policial chegou-se a conclusão que o carro havia sido roubado no município de Recife/PE em março deste ano. O condutor, um homem de 29 anos, foi detido e encaminhado para a Central de Polícia de Esperança pelo crime de receptação. O veículo passará pelos trâmites burocráticos para ser devolvido ao seu legítimo proprietário.
Nas primeiras horas do domingo (20), por volta da 01h, em João Pessoa, capital paraibana, na BR 230, km 17, equipe realizava fiscalização quando uma motocicleta sem placa, com o farol apagado e transportando um passageiro sem capacete passou pelos policiais em alta velocidade acelerando para fazer barulho em aparente provocação. Prontamente, os policiais realizaram acompanhamento tático no intuito de interceptar o veículo, este que, não obedeceu às solicitações de parada, empreendendo fuga com velocidade incompatível aos demais veículos por alguns quilômetros. A moto parou apenas quando o condutor perdeu o controle e caiu em uma vala de água. O condutor e ocupante precisaram nadar para sair da vala. Bombeiros foram necessários para retirar o veículo de dentro do local. O condutor, um homem de 21 anos, apresentava fortes indícios de ter ingerido bebida alcoólica, tais como: forte odor etílico, andar cambaleando, fala arrastada e olhos vermelhos. Foi solicitado para que fizesse teste do etilômetro, porém recusou. Diante dos fatos flagrados, ele foi detido por embriaguez ao volante constatada pela equipe policial, desobediência, dirigir veículo pondo em risco a segurança alheia, trafegar com a velocidade incompatível, além disso, ele não era habilitado para dirigir. Ele foi detido e encaminhado para autoridades cabíveis, onde ficará à disposição para responder pelos crimes cometidos.
Na cidade de Mamanguape, na BR 101, km 31, na tarde do mesmo dia, por volta das 15h45, próximo à Unidade Operacional do município, policias que realizavam fiscalização deram ordem de parada a um Táxi. Durante a abordagem, um dos passageiros fez um movimento suspeito, o que despertou a atenção dos policiais. O condutor, relatou para os agentes que estava com receio de ser assaltado, devido às atitudes suspeitas dos ocupantes. Foi realizada uma inspeção nos pertences que estavam no interior do veículo, sendo localizado uma pistola calibre 380 com carregador e 17 munições, além de um aparelho de som automotivo com marcas de ter sido arrancado a força. Um dos passageiros, um homem de 22 anos, relatou ter ganho a arma de fogo de presente, já outro passageiro, não soube informar de onde havia saído o aparelho de som encontrado junto aos seus pertences. Diante dos fatos, eles foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária, onde foi dado prosseguimento aos procedimentos cabíveis.
PB Agora
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…