Procuradora do Ministério Público Eleitoral oferece parecer sobre pedido de tropas federais para eleições na Paraíba

PUBLICIDADE

No dia de ontem (08), a procuradora regional eleitoral do Ministério Público Eleitoral, Acácia Peixoto Suassuna deu parecer contrário ao pedido de forças federais no processo administrativo movido pela Juíza Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral – Pocinhos/PB, Carmen Helen Agra cuja circunscrição judiciária eleitoral abrange os municípios de Pocinhos/PB, Puxinanã/PB e Montadas/PB, com o objetivo de para promover a segurança local.

No processo, a juíza alega diversos pontos da necessidade de tropas federais, entre eles: o acentuado aumento nas duas últimas eleições – 2018 e 2020 – do acirramento dos ânimos entre eleitores e também entre os candidatos locais e/ou seus cabos eleitorais, reclamando o pulso forte do Juízo Eleitoral para evitar prejuízos na condução dos pleitos.

O pedido foi oficiado ao governo do Estado da Paraíba em atenção ao secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, que garantiu que o Planejamento Operacional para as eleições 2022 conta com toda a estrutura e efetivo policial disponível nos órgãos operativos – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, para garantir a lei e a ordem na data do pleito em todo o Estado, assim como nos municípios de Pocinhos, Montada e Puxinanã.

“Motivo pelo qual entendemos ser desnecessário o emprego de Tropas Federais para os referidos municípios, uma vez que não foi detectada nenhuma anormalidade pelas Forças Operativas e Serviços de Inteligência que justifique o tratamento diferenciado”, disse Jean.

Com base nas alegações do secretário a procuradora assegurou a suficiência da atuação dos Órgãos Operativos do Estado para garantir a segurança do pleito, bem como o planejamento com a Polícia Federal, que também poderá atuar no dia das eleições. “Diante do exposto, assegurado o interesse da 50ª Zona Eleitoral por parte do Governo Estadual, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo indeferimento do requerimento formulado pelo Juízo referido”, afirmou a procuradora eleitoral.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025