PB: resolução conjunta cria Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal

PUBLICIDADE

Uma Resolução conjunta no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), assinada pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, procurador-geral do Estado e o procurador-geral de Justiça, criou o Grupo Operacional de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF).

A nova Resolução, que traz a composição e as atribuições do novo Grupo, foi publicada, nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do Estado. O GAESF, que vai atuar nos crimes contra a ordem Tributária e também conexos, terá sede em João Pessoa com atuação em todo o território paraibano.

As secretarias e instituições, que formam o GAESF, também compõem o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), que promove e incentiva a prevenção e a repressão aos crimes contra a ordem tributária com o objetivo de recuperar ativos em decorrência de ilícitos tributários, administrativos e penais.

Composição – O Grupo Operacional de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal será composto por promotores de Justiça da Promotoria de Justiça Criminal de João Pessoa, com atribuição nos Crimes Contra a Ordem Tributária; auditores fiscais tributários estaduais, lotados na Assessoria Técnica de Inteligência Fiscal (ATIF) e na Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal (GECOF); procuradores do Estado, lotados na Coordenadoria da Procuradoria da Fazenda ou na Coordenadoria de Inteligência e Recuperação Fiscal; e por delegados de Polícia Civil, lotados na Delegacia Especial de Crimes Contra a Ordem Tributária.

Atribuições – Entre as atribuições do GAESF estão, por exemplo, a de buscar, através de seus integrantes, a identificação e apuração dos crimes contra a ordem tributária e conexos; promover ações conjuntas, que visem à defesa da ordem tributária; formar e manter banco de dados; e realizar outras atividades necessárias à identificação de autoria e produção de prova.

Diante da complexidade e a relevância das ações delituosas praticadas em desfavor da ordem tributária no Estado da Paraíba; as secretarias e instituições, que integram o CIRA, criaram o GAESF. Eles apontaram a necessidade de disciplinar a atividade interinstitucional preventiva e repressiva de combate aos crimes contra a ordem tributária no âmbito estadual por meio desse grupo, como forma de combater os crimes contra a ordem tributária, que exigem cada vez mais metodologia específica, coleta de dados e informações de forma centralizada, com a finalidade de que as denúncias e investigações sejam recepcionadas e tratadas de forma adequada.

Participação dos gestores – O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio da Rocha Neto, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o procurador-geral do Estado (PGE), Fábio Andrade, e o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, participaram das discussões e da elaboração da nova Resolução 01/2022, que criou o GAESF.

A resolução prevê ainda que em caso de necessidade e urgência, o procurador-geral de Justiça, o procurador-geral do Estado, o secretário de Estado da Fazenda e o secretário de Estado de Segurança e Defesa Social poderão designar membros para atuarem por determinados períodos e em casos específicos do GAESF.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024