Categorias: Policial

Romero articula formação da chapa proporcional

PUBLICIDADE

 PSDB TRABALHANDO: Romero articula a formação da chapa proporcional para 2012

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) disse em entrevista à Imprensa que o seu partido está se articulando junto a outras legendas para fortalecer as agremiações que deverão se aliar no próximo ano.

 

“O PSDB está trabalhando internamente e junto a outras legendas, reunindo os nomes que haverão de concorrer à chapa proporcional, com vistas a eleger um maior número de candidatos a vereador, além de fortalecer os quadros que já dispomos com vistas ao fortalecimento das alianças. Este é o instante de se trabalhar não apenas no PSDB, mas nas demais legendas que comporão o arco de alianças”, asseverou.

 

Até o dia 6 de outubro, vão ser apresentados à sociedade os nomes que haverão de concorrer no pleito do ano vindouro, notadamente com vistas à chapa proporcional, tendo a visão de se fortalecer não apenas o PSDB, mas os outros partidos que estavam aliados no passado, porém que continuam unidos com vistas às eleições de 2012.

 

Assinalou que não apenas ele, mas o próprio senador Cássio Cunha Lima, o presidente José Marques e outros estão trabalhando no sentido de fortalecer a Oposição, no intuito de fortalecer o grupo objetivando a chapa proporcional. Dessa maneira, até 6 de outubro, ou antes, serão apresentados os nomes que haverão de concorrer às eleições na condição de candidato a vereador.

 

Romero acredita que, os partidos que estiveram juntos nas últimas eleições estaduais e outros que surgiram por questão de adesões haverão de continuar unidos. “Política é soma e multiplicação, jamais subtração ou divisão, é hora de se pensar em união. Estamos fazendo um trabalho de bastidores buscando o crescimento da futura coligação. Esperamos ampliar as alianças”, destaca o deputado. A entrevista de Romero foi concedida ao jornalista Arimatéia Souza, da Rádio Caturité.

 

O deputado federal Romero Rodrigues, PSDB/PB, defende a aprovação do projeto que regulamenta a Emenda 29 na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Câmara Federal se reúne em comissão geral para discutir o projeto que regulamenta a Emenda 29. A proposta garante mais recursos para a saúde. No dia seguinte, o projeto, que teve votação iniciada em 2008, terá análise concluída pelo plenário.

 

O último ponto pendente de votação é um destaque do Democratas que retira do texto a base de cálculo da Contribuição Social para a Saúde (CSS). Segundo o projeto, a CSS seria criada nos mesmos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) visando ao financiamento das ações e serviços públicos de saúde exclusivamente.

 

Acordo de líderes permite a aprovação desse destaque. Com isso, fica arquivada a criação da CSS e a matéria irá para o Senado sem a definição da fonte de financiamento dos recursos para a saúde. Caberá aos senadores definirem a base de cálculo ou deixar que a matéria seja discutida em projeto específico no ano que vem. Uma das sugestões é aumentar a taxação de cigarros e bebidas alcoólicas.

 

A regulamentação da Emenda 29 fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios. Quando aprovada, em 2000, a emenda determinou que a União invista em saúde o mesmo percentual do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB). Os estados têm de investir 12% e os municípios, 15% da arrecadação de impostos. Entretanto, a regra era transitória e precisa de uma lei complementar que a regulamente.

 

A proposta também aumenta a fiscalização quanto ao percentual obrigatório de investimento da União, dos estados e municípios. No caso de descumprimento dos percentuais mínimos determinados pela lei, o repasse dos recursos poderá ser restringido. A fiscalização será feita pelos tribunais de contas ou por meio do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secretário de Comunicação da PB defende conciliação com deputados do PP após pleito de 2024, e prevê perda mínima

O secretário de Comunicação da Paraíba, Nonato Bandeira, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, na…

22 de outubro de 2024

Aposentadoria de Arthur Cunha Lima no TCE-PB abre vaga para nova eleição e presidente confirma: “Vaga é da ALPB”

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) confirmou nesta terça-feira (22) a aposentadoria…

22 de outubro de 2024

De olho na presidência da Câmara, Hugo Motta espera contar com apoio do PT para ser eleito: “Caminhará conosco”

Cotado para suceder o deputado Artur Lira (PP) na presidência da Câmara Federal, o deputado…

22 de outubro de 2024

2º Turno: a partir desta terça-feira, eleitores de João Pessoa e Campina Grande não podem ser presos

Em decorrência da realização do 2º Turno das eleições municipais, eleitores das cidades de João…

22 de outubro de 2024

Paraíba aumenta em 549% o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS

O estado da Paraíba aumentou em 549% o número de cirurgias bariátricas realizadas para o…

22 de outubro de 2024

Paraíba Beach Games: Copa Nordeste de Futebol de Areia começa nesta quarta-feira

Após o sucesso das etapas do Circuito Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, tem…

22 de outubro de 2024