São João de CG: Polícia vai contar com 250 câmeras de monitoramento no Parque do Povo durante festejos

PUBLICIDADE

A Secretaria da Segurança e Defesa Social realizou, com sucesso, nesta quinta-feira (25), em Campina Grande, um simulado de incidente de múltiplas vítimas, que faz parte do Plano Operacional para o São João 2023. Toda a dinâmica foi acompanhada pelo secretário Jean Nunes, e pelo secretário-executivo, Lamark Donato, desde o monitoramento por câmeras, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), até o Parque do Povo, onde aconteceu a simulação, com a presença de gestores e demais integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de outros órgãos estaduais e municipais.

Foto: Fabiana Veloso / Secom-PB

“Estamos aqui para dar conhecimento, simular e exercitar o procedimento a ser adotado caso haja alguma ocorrência com múltiplas vítimas durante as festividades no Parque do Povo. É uma ação importante, para que possamos minimizar alguns problemas, com soluções antecipadas. Um dia importante para o planejamento estratégico do São João”, explicou o secretário Jean Nunes, acrescentando que serão realizados outros simulados em Bananeiras e Patos, além de outras cidades, de acordo com a avaliação do planejamento.

Ele ainda destacou que 2023 conta com a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle em pleno funcionamento, com 550 câmeras espalhadas por toda Campina Grande, sendo que 250 ficarão no Parque do Povo, monitorando toda a festa. “Além dos acessos à festa, que serão monitorados com reconhecimento facial, montamos toda uma estrutura com todos os atores do sistema de Segurança: PM, PC, Bombeiros, Detran, Polícia Penal, além das forças de segurança do município”, frisou.

Foto: Fabiana Veloso / Secom-PB

O Simulado – O resgate encenado no Parque do Povo incluiu combate a incêndio, busca e salvamento, contenção de pânico, inclusive com atuação do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, que conduziu as ‘vítimas’ para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

A coordenação foi dos bombeiros militares, responsáveis pelo o atendimento de 47 vítimas, atuando com apoio de policiais militares e também de policiais civis, especificamente da perícia criminal.

A simulação durou aproximadamente 90 minutos e utilizou o método START, que tem forma específica, com visão focada na prioridade do resgate das vítimas, sem que a logística das instituições envolvidas fique sobrecarregada.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB/PB quer Romero candidato ao Governo em 2026 e estipula prazo para definição do deputado

O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…

29 de outubro de 2024

SUCESSÃO: Lira atrasa tramitação do PL da Anistia e gesto é visto como aceno para que PT apoie candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…

29 de outubro de 2024

Hugo Motta articula PT de Lula e PL de Bolsonaro juntos na disputa pela presidência da Câmara: “Caminharão conosco”

Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…

29 de outubro de 2024

Bancada de Cícero Lucena na CMJP contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores eleitos; veja lista

O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…

29 de outubro de 2024

Romero destaca papel de Veneziano e outros agentes políticos na reeleição de Bruno em CG

Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…

29 de outubro de 2024

JP terá aumento do tempo de integração no transporte público para 90 minutos a partir de sexta-feira

O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…

29 de outubro de 2024