A Paraíba o tempo todo  |

Seap dá detalhes e emite nota sobre princípio de rebelião em presídio de Catolé do Rocha

Foto: Reprodução/Whatsapp

Na manhã desta segunda-feira (20) um conflito entre detentos de facções distintas eclodiu na Unidade Padrão de Catolé do Rocha, na Paraíba. Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), o fato teve início durante o banho de sol, quando uma discussão entre os presos escalou para violência, com alguns detentos arremessando pedras e objetos, resultando em danos à unidade.

A primeira resposta ao conflito foi dada pelos integrantes da Polícia Penal, que controlaram a situação inicial. No entanto, devido à gravidade da situação, foi acionado o Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal (GPOE) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar. As forças de segurança atuaram para garantir a segurança do perímetro e evitar a fuga de detentos, controlando rapidamente o conflito.

A Seap também solicitou apoio do Corpo de Bombeiros Militar e de uma unidade do SAMU para atender a eventuais urgências médicas. Até o momento, não foram registradas vítimas graves. Apenas alguns detentos receberam atendimento médico devido a escoriações leves resultantes do confronto.

O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, acompanha de perto os desdobramentos do ocorrido e reafirmou o compromisso da Seap com a integridade do sistema penitenciário da Paraíba.

Confira a nota na íntegra:

“Nota à Imprensa

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informa que, na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 7h50, ocorreu um conflito entre detentos na Unidade Padrão de Catolé do Rocha. O incidente teve início durante o banho de sol entre detentos de facções distintas.

Durante a discussão, alguns presos arremessaram pedras e objetos, causando danos à unidade e desencadeando o conflito.

A primeira resposta foi realizada pelos integrantes da Polícia Penal. Posteriormente, foi acionado o Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal (GPOE) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, garantindo a segurança do perímetro e evitando o risco de fuga.

Também foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros Militar e de uma unidade do SAMU para atendimento às situações de urgência. Até o momento, não há registro de vítimas graves, havendo apenas socorro médico a apenados com escoriações.

O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, acompanha os desdobramentos do caso, visando assegurar a integridade do espaço e a contenção do conflito, sem risco de novas vítimas.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) continuará atualizando as informações ao longo do dia.

A Seap-PB reafirma seu compromisso com a gestão responsável do sistema penitenciário e com a preservação do patrimônio público.

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba”

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe