O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, anunciou nesta quinta-feira (12), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, que o uso de armas de tiro em gel será investigado pela Polícia Civil da Paraíba. De acordo com Nunes, a prática, que tem se popularizado com vídeos virais nas redes sociais, pode configurar diversos tipos penais.
“Embora muitos achem que se trata apenas de uma brincadeira, o uso dessas armas pode ser enquadrado em várias infrações que precisam ser apuradas pela polícia”, afirmou o secretário, destacando a gravidade do caso. Ele também confirmou que a determinação para que as equipes da Polícia Civil iniciem a investigação já foi repassada.
As armas de tiro em gel, que não são certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), têm gerado preocupação devido ao potencial de causar ferimentos, principalmente na região ocular. Em entrevista, o diretor do Departamento de Armamento e Tiro, Diogo Guedes, reforçou que essas armas não passam por fiscalização, o que aumenta os riscos de acidentes.
A proliferação de encontros envolvendo o uso dessas armas nas redes sociais chamou a atenção das autoridades, que agora buscam entender o impacto da prática e adotar as medidas necessárias para proteger a população.
Redação