Pelo menos três detentos ficaram feridos na manhã desta segunda-feira (6), após um princípio de rebelião na Penitenciária Regional Raymundo Asfora, o Serrotão, em Campina Grande. Segundo a Polícia Militar, acredita-se que há uma represália à ação policial que reprimiu uma tentativa de fuga na madrugada de segunda-feira.
Segundo agentes penitenciários, três presos tentaram fugir escalando o muro do presídio mas a vigilância percebeu a ação e evitou a fuga. Na recontagem, foi verificado que não houve nenhuma alteração no número de detentos.
Por volta das 7h, teve início um confronto entre policiais e presos. Segundo a polícia, os apenados começaram a jogar pedras contra o efetivo, que teria revidado com tiros de borracha. Até as 8h30, os feridos não tinham sido socorridos porque a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda não havia conseguido entrar no local. A situação foi normalizada as 9h. Ninguel conseguiu fugir.
Policiais do BOPE, Choque e Força Tática do 2º Batalhão da PM de Campina Grande cercaram a Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora, o ‘Serrotão’, para conter qualquer tentativa de fuga. Os detentos da unidade prisional estão rebelados no pátio e ainda não disseram quais as reivindicações.
O tenente coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo do Sistema Penitenciário do Estado, informou que nesse momento está se deslocando para Campina Grande com o objetivo de conversar com os presos rebelados e negociar o que eles pretendem.
Segundo Arnaldo Sobrinho, na madrugada desta segunda-feira, 6, o diretor do presídio manteve contato com a Polícia Militar informando que alguns detentos estavam jogando objetos contra a cerca elétrica. O objetivo era causar uma pane e provocar uma fuga em massa.
Os presos ainda conseguiram serrar as grades das celas do pavilhão 8. Para evitar a fuga em massa até a chegada das guarnições da PM, os policiais das guaritas efetuaram disparos
Imediatamente as guarnições da PM se deslocaram e cercaram a penitenciária evitando a fuga. A primeira informação é que os presos estão revoltados porque o objetivo deles foi frustrado. Os detentos ainda conseguiram jogar uma “teresa” para tentar fugir.
A Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora, o ‘Serrotão’, tem capacidade para abrigar 500 detentos, no entanto, está com uma população de 630 homens. O tenente coronel Arnaldo informou que os presos estão no pátio, mas o tumulto já foi controlado.
PB Agora