A Paraíba o tempo todo  |

Três são presos por fraude no Dpvat

Três advogados foram presos pela Polícia Federal (PF), acusados de envolvimento em um esquema de apropriação indevida de indenizações cobertas pelo seguro Dpvat, na Paraíba. A Superintendência da PF no Estado afirma que o prejuízo aos beneficiários é de R$ 30 milhões. As prisões fazem parte da Operação Sinistro, deflagrada nesta quinta-feira.

Além das detenções, realizadas na Paraíba, a PF cumpriu 13 mandados de busca apreensão no Estado e em Rio Grande do Norte e Pernambuco. Foram realizadas, também, buscas em escritórios de advocacia, apreensão de veículos e bloqueio de conta bancária. Outros advogados ainda foram intimados a depor.

A fraude se iniciou quando um oficial de justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba obteve inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mediante a apresentação de documentos falsos. Ele, então, se associou a advogados em escritórios nos Estados de Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros.

O grupo de advogados agia recebendo o dinheiro que deveria ser repassado a beneficiários do seguro, a quem eles supostamente representavam. Após o primeiro contato com esses beneficiários, os advogados conduziam todo o processo, mantendo o suposto cliente alheio ao andamento. Em alguns casos, ações judiciais foram ingressadas mediante pagamento de propina a servidores, para agilizar o trâmite dos processos. Após a decisão favorável da justiça, os advogados recebiam os alvarás de pagamento de indenização, apropriando-se dos valores.

Os acusados serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, apropriação indébita, uso de documentos falsos, falsa identidade e lavagem de dinheiro.
 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe