Categorias: Policial

Uso ilegal de vagas especiais gera mais de 130 reclamações

PUBLICIDADE

 De janeiro a junho deste ano, 135 reclamações solicitando fiscalização de Vagas Especiais (idosos e deficientes) foram registradas pela Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob-JP. Conforme as resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bem como o Artigo 41 do Estatuto do Idoso e o Artigo 47 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, as vagas nos estabelecimentos comerciais devem atender aos percentuais de 5% para idosos e de 2% para portadores de deficiência, do total de vagas oferecidas.

Uma lei federal garante aos idosos e pessoas com deficiência física o direito de estacionar em vagas exclusivas demarcadas, inclusive nas áreas do Estacionamento Regulamentado. Em janeiro de 2016, a Semob-JP notificou, por meio de Ofício Circular, os supermercados, shoppings e demais estabelecimentos comerciais para implantação e sinalização na área do estabelecimento. A população beneficiada com a lei federal comemora o benefício e reclama com o desrespeito por parte de alguns. “Eu acho essa medida muito importante porque o brasileiro só respeita o idoso ou deficiente se for à base de uma multa”, revelou a aposentada Maria das Graças Brito.

O idoso Francisco de Sousa disse que com a medida tudo ficou mais fácil. “Eu tinha bastante dificuldade para estacionar, agora tudo ficou melhor e prático para nós”, destacou. Para utilizar as vagas nos estacionamentos, o condutor precisa portar a credencial e posicioná-la em uma área visível em seu automóvel, como por exemplo, sobre o painel do veículo.

Para quem estacionar o carro em vagas destinadas a portadores de necessidades especiais e idoso, sem a credencial respectiva, será lavrada uma multa, de acordo com o artigo 181, no valor de R$ 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos), que corresponde a infração gravíssima, com 7 pontos na carteira.

Fiscalização – A Semob-JP orienta que o condutor do veículo deve posicionar a credencial em uma área visível em seu automóvel, porque o órgão fiscaliza estacionamentos privados e notifica motoristas em vagas para idosos e portadores de deficiência.


Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB/PB quer Romero candidato ao Governo em 2026 e estipula prazo para definição do deputado

O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…

29 de outubro de 2024

SUCESSÃO: Lira atrasa tramitação do PL da Anistia e gesto é visto como aceno para que PT apoie candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…

29 de outubro de 2024

Hugo Motta articula PT de Lula e PL de Bolsonaro juntos na disputa pela presidência da Câmara: “Caminharão conosco”

Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…

29 de outubro de 2024

Bancada de Cícero Lucena na CMJP contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores eleitos; veja lista

O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…

29 de outubro de 2024

Romero destaca papel de Veneziano e outros agentes políticos na reeleição de Bruno em CG

Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…

29 de outubro de 2024

JP terá aumento do tempo de integração no transporte público para 90 minutos a partir de sexta-feira

O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…

29 de outubro de 2024