Categorias: Política

2° turno: José Serra reclama de Lula na campanha e diz que Brasil ‘mudou para pior’

PUBLICIDADE

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, reclamou nesta quarta-feira (6) da participação ativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha eleitoral deste ano.

Ele reclamou das ações do presidente e defendeu um projeto para regulamentar o que o chefe do Executivo pode fazer durante sua sucessão. O tucano discursou durante encontro com aliados em um centro de convenções em Brasília.

Serra elogiou os ex-presidentes Itamar Franco (PPS), que estava presente, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ausente, ao se referir ao comportamento deles durante campanhas eleitorais.

Serra afirmou que Itamar não se engajou na campanha, mesmo desejando a vitória de FHC. O mesmo, segundo ele, teria acontecido em 2002, quando ele próprio tentou suceder FHC, mas foi derrotado por Lula.

Após elogiar os aliados, ele partiu para o ataque contra o presidente. “O Brasil mudou para pior nesse aspecto. Uma das primeiras coisas que vamos ter de fazer como presidente, junto com o Congresso, por incrível que pareça, é fazer uma legislação para que se defina a participação do chefe de estado nas campanhas”, afirmou Serra.

Serra mobiliza aliados para começar disputa pelo voto no segundo turno Os elogios a Itamar foram feitos depois que este formulou uma crítica ao falar no evento. O ex-presidente afirmou que o tucano deve ouvir menos os marqueteiros de sua campanha. “Seja mais Serra e dê menos atenção aos marqueteiros”, pediu Itamar.

Em seu discurso, Serra colocou Itamar no mesmo patamar de FHC, como realizador do Plano Real. “O Plano Real é do Itamar e do Fernando Henrique, que eliminou a nuvem de poeira quente que sufocava nosso país e oprimia os pobres”.

Aborto

Serra também entrou na polêmica discussão sobre aborto. O candidato do PSDB chegou a cometer um ato falho ao fixar sua posição contra a prática.

“Nunca disse que sou contra o aborto porque eu sou a favor, ou melhor, nunca disse que sou a favor, porque eu sou contra. Tenho amigos que me acham atrasado, mas tenho meus valores históricos sobre isso e sou contra”, declarou.

O candidato ironizou a possibilidade de que o PT esteja discutindo a retirada da defesa da descriminalização do aborto do programa do partido. Ele afirmou que não se pode “enganar” a opinião pública nesses temas.

Marina

O candidato do PSDB comentou ainda a votação de Marina Silva (PV), terceira colocada nas eleições. Disse que Marina é uma pessoa “íntegra” e que isso deve ter atraído votos para a candidatura dela.

Afirmou ainda ter dito a Marina que ela pode não ter a consciência, mas que já deu uma contribuição à democracia ao encaminhar a eleição para o segundo turno. Ele não disse se pretende procurar novamente a candidata do PV em busca de apoio.

Violação de sigilo

Serra fez menção ao caso da quebra de sigilos fiscais de integrantes do PSDB e até de sua família ao afirmar que no governo dele ninguém iria perseguir e violar a vida de ninguém. O candidato tucano disse que fará um governo sem discriminação e com maioria parlamentar.

“Quero dizer que nós vamos fazer um governo de união. Vamos unir o Brasil porque queremos ter políticas para todos. Não vamos discriminar, não vamos perseguir nem revirar a vida de ninguém. Vamos ter maioria política e parlamentar para governar o Brasil.”

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secitec, UFPB, Amidi, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, IA e Desinformação, neste sábado

Especialistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresários e produtores de conteúdo se reúnem neste sábado (30), em…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Operação ‘Family First’ da Polícia Federal investiga fraude em licitações de concursos públicos na Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação "Family First" na Paraíba,…

28 de novembro de 2024

Vereadores se unem para destronar Dinho Dowsley e aderem a João Almeida na disputa pela presidência da CMJP

Sete vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa formalizaram nesta quinta-feira (28) uma aliança para…

28 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024