O Diário Oficial da União (DOU) publicou o extrato de contrato para as obras da terceira faixa da BR-230, que será no trecho entre Cabedelo e Oitizeiro, com extensão de 26,6km, e serão iniciadas no dia 13 de fevereiro. De acordo com a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) – Regional Paraíba, a previsão para o término da execução da obra será em 28 de janeiro de 2020 (1.080 dias consecutivos). A responsável pela obra, no valor de R$ 255.499.965,86, será a empresa Copasa do Brasil, que venceu o processo de licitação.
O valor total está empenhado com o DNIT na quantia de R$ 149,7 milhões. Buscando promover adequação de capacidade à rodovia BR-230/PB, promovendo um incremento na capacidade de escoamento do tráfego, serão executados, aproximadamente, 50.112m (cinquenta mil, cento e doze metros) de terceira pista ao longo do empreendimento, segundo o superintendente do DNIT, Normando Lima de Oliveira Filho. “Tal incremento de faixa de rolamento ocorrerá tanto pelo alargamento da pista existente, como pelo aproveitamento e restauração da pista existente em determinados pontos”, afirmou o superintendente.
Será necessário um determinado período para mobilização e instalação das empresas e dos seus equipamentos, estimado para ser executado em 60 dias, podendo ser antecipado.
As obras da terceira faixa serão compreendidos entre os km 0 e 28, e serão realizados serviços de restauração e manutenção. Tais como: alterações de características geométricas do traçado em planta ou perfil e em seção transversal; melhor escoamento das águas pluviais na passagem dentro do município de Cabedelo; serviços de instalação e remanejamento da iluminação pública; alargamento de plataforma e de acostamentos ou duplicação da pista, segundo o superintendente Normando Lima. “Essas ações serão feitas com o intuito de buscar a melhoria da rodovia, além de boas condições de rodagem aos usuários nos trechos da BR–230”, comentou Normando. A obra foi de uma ementa parlamentar de Wilson Filho, junto ao orçamento da União.
Redação com DOU