Categorias: Política

25% dos eleitores que vão as urnas não tem o ensino fundamental

PUBLICIDADE

A maior parte dos brasileiros aptos a escolher neste domingo (7/10) os representantes para os cargos do Executivo e do Legislativo é mulher e solteira. A faixa etária dos 35 aos 39 anos é a mais expressiva, com 11% do eleitorado, seguida pelo grupo dos que têm entre 30 e 34 (10,79%). Menos de 10% dos que vão às urnas têm curso superior completo. Já os analfabetos e aqueles sem escolaridade, mas que leem e escrevem, representam 13,18% dos votantes. No país, predomina o eleitor que não concluiu o ensino fundamental: eles são 25,82% do total, um padrão com poucas exceções nas unidades da Federação — Distrito Federal, Goiás, Paraná, Roraima, São Paulo e Tocantins são as únicas onde o ensino médio completo sobrepõe ao fundamental incompleto.

 

Distribuídos por 5.570 municípios e 171 cidades do exterior, esses 147,3 milhões eleitores cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegerão 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais, além do próximo presidente da República. No total, 28.089 candidatos se apresentaram para disputar um dos postos, que serão ocupados de 2019 a 2022, à exceção do Senado, cujo mandato é de oito anos.

 

Na avaliação de especialistas, de olho em uma das vagas abertas, os postulantes a representantes do povo e dos estados não se concentraram no perfil majoritário do eleitorado, mas exploraram temas mais caros à população. “Eles falam em saúde, educação e segurança pública, que são discussões genéricas”, observa o cientista político César Alexandre Carvalho, sócio-proprietário da CAC Consultoria. São tópicos que aparecem nas pesquisas como prioridades dos brasileiros. No diagnóstico “Problemas e prioridades para 2018”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), desemprego (56%), corrupção (55%), saúde (47%), segurança pública (38%) e qualidade da educação (13%) são apontados como as principais preocupações dos eleitores.

 

Natural de Montanhas (RN), o serralheiro Agnaldo Cardoso da Silva, 47 anos, está desempregado há três. A empresa onde trabalhava, com carteira assinada, fechou e, segundo ele, 110 funcionários foram para a rua. “Meu salário era alto, eu tirava uns R$ 2 mil e pouco. Agora, não consigo achar nada”, lamenta ele, que mora com a tia no Setor Habitacional Sol Nascente. O serralheiro está indeciso entre Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL).

 

Também indecisa, Maria do Socorro Leal, 58 anos, enumera o que considera prioridade para o próximo presidente: “Queria que ajudasse mais a população, principalmente com mais emprego, moradia e estudo”, diz a moradora da Estrutural, mãe de três filhos, dois dos quais estão desempregados.

Mulheres

Enquanto 58,4% do eleitorado brasileiro é do sexo feminino, entre os 13 candidatos à Presidência com registro no TSE há apenas duas mulheres: Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU). O cientista político Leandro Consentino, professor do Insper — Instituto de Ensino e Pesquisa —, ressalta que nas chapas de Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes e Geraldo Alckmin (PSDB), que aparecem, respectivamente, em segundo, terceiro e quarto lugares nas intenções de voto, a escolha foi por vices mulheres. “Houve uma preocupação na montagem das candidaturas”, avalia. Guilherme Boulos (PSol) e Cabo Daciolo (Patriota) também fazem dobradinha com mulheres: o primeiro, com a líder comunitária Sônia Guajajara, e o outro, com a pedagoga Suele Balduíno.

 

Consentino afirma que os planos de governo dos candidatos também não se direcionam especificamente à faixa etária predominante do eleitorado, tanto entre mulheres quanto em homens: a dos 35 aos 39. “Mas debates como os da reforma da Previdência atingem em cheio esse perfil, que já começa a se preparar para a aposentadoria”, frisa. Nos programas, o assunto é discutido e/ou citado por Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes, Fernando Haddad, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva, João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia.

 

 

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024