Categorias: Política

5G no Brasil será uma realidade. “O Brasil está avançando. Eu aposto na ciência e na tecnologia”, diz Efraim Filho

PUBLICIDADE

O maior leilão de radiofrequência da América Latina para a exploração e oferta no Brasil terminou na sexta-feira (5), realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O novo padrão de conectividade móvel promete internet de alta velocidade para o país. As empresas serão responsáveis pela compra e instalação de equipamentos e torres de transmissão para o sinal da nova tecnologia e terão o direito de exploração das faixas por 20 anos. Uma das ganhadoras da fatia larga foi a Claro, com 100 Mhz, enquanto a Brisanet ficou só com um corte de 80 Mhz, destinado especificamente ao Nordeste e ao Centro-Oeste do Brasil.

Na prática, com a chegada do 5G, certamente novos caminhos serão abertos para o desenvolvimento de inovações em áreas como realidade aumentada, virtual e holografia, a possibilidade de se ter conexões de vários dispositivos interligados à internet ao mesmo tempo, equipamentos autônomos e a realização de atividades mais complexas à distância.

É uma nova geração de conexão móvel, com mais velocidade para baixar e enviar arquivos e que promete oferecer mais estabilidade, além de melhorar o usual atraso que acontece no início de chamadas de vídeo. Com o teletrabalho ficando cada dia mais real, melhorias na internet com certeza impactarão positivamente a produtividade dos trabalhadores.

O 5G vem para firmar uma conexão mais estável para a população, com início previsto até julho de 2022, inicialmente nas capitais dos Estados. “O Brasil está avançando. Com a chegada do 5G, estamos esperançosos na criação de um canal seguro para os bancos de dados, além de poder contar com mais agilidade e, acima de tudo, com a forma com que a tecnologia possa trabalhar como um instrumento para salvar vidas. Eu aposto na ciência e na tecnologia como estratégia de desenvolvimento. Que a chegada do 5G venha para todos de forma acessível”, conclui Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara.

Ao conectar objetos do cotidiano – como eletrodomésticos, smartphones, roupas e automóveis – à internet (e entre si), a tecnologia 5G permitirá até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados à distância, além de sistemas de direção automática de carros e as mais diversas tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, a indústria e as cidades.

Para ter acesso ao novo 5G, será preciso possuir um celular compatível com essa tecnologia.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024