Categorias: Política

A 500 dias da eleição de 2014, dualidade política se define na PB

PUBLICIDADE

Faltam, exatos, 500 dias para a data marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE pra as eleições de 2014, que ocorrerão no dia 5 de outubro (1.º turno). Estamos a aproximadamente um ano e cinco meses do pleito. Parece muito, se imaginarmos algumas movimentações políticas. Mas, por outro lado, pouco, se consideradas as articulações que garantem poderio político para o embate.

Vejo muito tempo pela frente, por exemplo, para que o atual governador anuncie, agora, apoios de prefeitos à sua reeleição. Sim, porque qual é o ser vivente, seja ele prefeito, vereador, suplente de vereador, líder comunitário ou o próprio eleitor, este meio que alheio às movimentações políticas da atualidade, que, a praticamente um ano e meio da eleição, vai se definir politicamente?

Por outro lado, vejo o tempo oportuno para as articulações entre partidos, visando a formação de blocos partidários que credenciem as candidaturas. Este é o momento de iniciar esses entendimentos. E, neste aspecto, vemos que, novamente, há uma tendência de dualidade política nas eleições estaduais de 2014 na Paraíba.

De um lado, o atual governador, anunciando adesões de prefeitos, mas se fazendo de ‘João sem braço’ em relação à movimentação do PSDB, que está dividido entre os que querem Cássio candidato a governador – como se ele pudesse, juridicamente falando – e os que querem manter o apoio à reeleição do ‘Mago’.

Do outro, está Veneziano, que inicia no dia 1.º de junho, por Patos, um ciclo de debates intitulado Pensando a Paraíba, que pretende discutir os principais problemas vivenciados hoje pelos paraibanos e buscar, também através dos debates, as soluções.

Se antes o PT começava a ensaiar uma candidatura própria, a exemplo do que fazia o PP, do Ministro Aguinaldo Ribeiro, agora, estes dois partidos tendem a não mais se lançar na disputa como protagonistas. No caso do PP, o próprio Aguinaldo fez questão de colocar na mídia a sua posição de, novamente, disputar uma vaga de Deputado Federal. Seu projeto é se reeleger e, novamente, compor o ministério da Presidente Dilma, caso ela seja reeleita.

Já o PT tem não apenas o direito, mas também força política para tentar ser protagonista do processo. Afinal, é o partido da atual presidente e elegeu o prefeito da capital, João Pessoa. Porém, o momento ainda não é o oportuno. É necessário ao partido crescer mais pelo interior do estado.

Este fato, aliado à disposição da cúpula nacional e de membros do PT paraibano e do PT de Campina Grande que já começam a externar o desejo de ver o partido aliado com o PMDB nas eleições, fortalece uma provável decisão da cúpula petista de apoiar Veneziano na disputa.

Com isso, vemos que, mais uma vez, a Paraíba deverá decidir-se por dois destinos: manter o atual modelo administrativo, do PSB e de Ricardo Coutinho, que tem o ‘aval’ e a ‘corresponsabilidade’ de partidos como o PSDB de Cássio e o DEM de Efraim; ou alternar o poder, elegendo Veneziano Vital do Rêgo, optando pelo modelo peemedebista de governar, amparado por partidos como o PT.

Este caminho, de duas alternativas apenas, deverá ser o caminho adotado. Alguém duvida?

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024