Foi votada na última segunda-feira (18) na Câmara dos Deputados a medida provisória MP 1077/21 que cria o Programa Internet Brasil, que planeja promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O deputado federal paraibano, Efraim Filho (União Brasil/PB), votou “sim” para a criação do programa e afirma que é uma medida essencial para ajudar principalmente as famílias de baixa renda nessa volta às aulas. “O foco é na educação. Este benefício será necessário principalmente para o aprendizado, pois sabemos que a disparidade entre os estudantes de baixa renda e aqueles com acesso à tecnologias ainda é grande”, comenta.
O programa permitirá que as famílias de baixa renda tenham acesso aos conteúdos pedagógicos por meio da internet, o que vai mudar a realidade de milhares de jovens em idade escolar e, consequentemente, o futuro de toda uma geração. “É um investimento que faz a diferença para inúmeros jovens dos programas sociais”, pontua Efraim.
O acesso deverá ser garantido pela distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos, principalmente celulares, e poderá ser concedido a mais de um aluno por família. O deputado reforça que esse acesso chega em boa hora, uma vez que essas crianças e jovens costumam enfrentar uma realidade precária no acesso à internet, muitas vezes até inexistente.
PB Agora