Pela primeira vez em sua história, a Academia de Letras Jurídicas da Paraíba (APLJ) se vê diante de uma eleição disputada entre duas chapas distintas. Com o cenário político interno aquecido, a recém-lançada “Chapa Democrática” apresenta-se como alternativa à gestão atual, encabeçada por Eitel Santiago Brito Pereira.
A nova chapa é liderada pelo advogado Marcos Antônio Souto Maior Filho, candidato à presidência, tendo Nicole Leite Morais como vice-presidente e Carlos Pessoa de Aquino como secretário-geral. Completam a composição Maria da Glória Virgínio Barbosa como 1ª Secretária, Alexandre Cavalcanti Andrade de Araújo e Everaldo Dantas da Nóbrega como presidente do Conselho Fiscal, além dos vogais Felizardo de Moura Jansen e Jairo Targino Rangel.
Segundo Marcos Souto Maior Filho, a motivação para formar a “Chapa Democrática” reside no desejo de redemocratizar a Academia, ampliando a participação de todos os acadêmicos. Criticando as recentes propostas da gestão atual, que incluem projetos controversos de aumento do número de cadeiras na entidade e a transformação em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIP), Filho destaca a intenção de retomar práticas tradicionais, como reuniões mensais, seminários e informativos.
A campanha eleitoral tem se intensificado nos bastidores, com previsão de surpresas no dia da eleição devido à votação secreta. O clima entre os membros da APLJ é de expectativa quanto ao futuro da instituição e o impacto que a nova gestão poderá ter nas atividades acadêmicas e administrativas.
Na Paraíba, foram registrados 658 casos de desaparecimento em 2024, até setembro, um aumento de…
Neste domingo (10), mais de 130 mil estudantes paraibanos se preparam para o segundo dia…
A sorte sorriu para um apostador de São José de Piranhas, no interior da Paraíba,…
Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos,…
Na noite deste sábado (9), um caminhão carregado de cana de açúcar tombou na BR-101,…
A Paraíba está entre os estados que já receberam o lote emergencial de vacinas contra…