O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julga nesta segunda-feira (23) um pedido de habeas corpus em favor da vereadora Raissa Lacerda (PSB), presa na última quinta-feira (19) pela Polícia Federal. A detenção de Raissa faz parte da segunda fase da operação Território Livre, que investiga suspeitas de aliciamento de eleitores por meio de coerção, inclusive com o uso de organizações criminosas.
ACOMPANHE
Raissa Lacerda foi presa juntamente com outras três pessoas: Kaline Neres do Nascimento Rodrigues, Pollyanna Monteiro Dantas dos Santos e Taciana Batista do Nascimento. Todas são suspeitas de envolvimento em um esquema que teria como objetivo coagir eleitores em bairros de João Pessoa para votarem em candidatos específicos.
A operação Território Livre
A primeira fase da operação Território Livre ocorreu no dia 10 de setembro, e desde então, a Polícia Federal cumpriu diversos mandados de prisão e de busca e apreensão. A segunda fase da ação, realizada na semana passada, resultou na prisão de Raissa Lacerda e das demais envolvidas.
De acordo com a Polícia Federal, Kaline Neres é apontada como a principal articuladora de Raissa no bairro Alto do Mateus, onde teria utilizado a influência de uma facção criminosa para coagir eleitores. Pollyanna Monteiro, por sua vez, teria usado seu poder de influência no bairro São José para determinar em quem os moradores deveriam votar. Taciana Batista, ligada à ONG Ateliê Vida, é identificada como braço direito de Pollyanna, exercendo também influência no bairro São José.
A defesa da vereadora nega as acusações e espera que o habeas corpus seja aceito pelo TRE-PB, resultando na sua soltura ainda nesta segunda-feira.
A operação segue em andamento, e novas fases podem ocorrer conforme o avanço das investigações.
Redação
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…