Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Leo Bezerra (PSB) se pronunciaram na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã de ontem, para discutir o pagamento aos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias municipais relativo ao Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).
O PQA-VS é um programa do Ministério da Saúde que busca induzir a implementação de iniciativas que garantam melhoria nas ações de vigilância em saúde. Para isso, é repassado aos estados e municípios incentivos financeiros de acordo com a avaliação do cumprimento de metas.
Segundo os vereadores Marcos Henriques e Leo Bezerra, foi acordado com a categoria, com o secretário municipal de Saúde Adalberto Fulgêncio e com as bancadas de situação e oposição da CMJP que o incentivo seria pago sem a consulta das metas, devido a debilidade do sistema da capital, que, segundo os vereadores, tem um défict de 200 agentes, além de falta de condições básicas de trabalho.
Ainda segundo os parlamentares, para o cumprimento do acordo, foi elaborado um projeto de lei alterando a norma que regulamenta o programa em João Pessoa, mas no dia que seria votado, foi dito que o projeto teria que ser originado do Executivo Municipal. “E ontem o secretário de Saúde disse que os agentes não têm direito à gratificação. O acordo preestabelecido foi quebrado”, lamentou Marcos Henriques.
“Fui pego de surpresa com a não votação de um projeto que foi acordado com a prefeitura, secretário, categoria e líderes desta Casa. Fomos enganados. Perdemos a batalha, mas tenho certeza que não perderemos a guerra. Fica aqui o meu repúdio ao descumprimento de um acordo de uma categoria sofrida, que reivindica protetor solar, fardamento e informatização”, declarou Leo Bezerra.
Redação
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…