Galdino admite antecipação da eleição da Mesa da ALPB, apesar de ação no STF: “A tendência é essa”

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), revelou, durante entrevista ao programa Hora H, da TV Manaíra, nessa segunda-feira (11), que está considerando antecipar a eleição para a Mesa Diretora do biênio 2025-2027. Isso ocorre mesmo com uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona a legalidade da antecipação da escolha da nova composição da mesa, que deveria ocorrer apenas em fevereiro de 2025.

Galdino explicou que já havia discutido o tema com a Procuradoria da ALPB e pretende continuar o diálogo com os deputados estaduais para definir a melhor estratégia. Ele mencionou que, caso o STF confirme uma decisão desfavorável sobre a antecipação, com base em uma eventual jurisprudência de outros casos, a Assembleia pode antecipar a eleição na Paraíba para garantir a continuidade dos trabalhos.

“A gente já tinha conversado sobre isso [antecipação da eleição]. Hoje mesmo, pela manhã, conversei com o procurador Nilton Vita e com o secretário-legislativo sobre essa possibilidade. A tendência é essa, mas vamos aguardar essa semana para ver a tendência do julgamento no STF. Se confirmada, nossa questão é realmente antecipar. Mas, antes disso, vou conversar com os 36 deputados e, em especial, com os companheiros da chapa do segundo biênio”, afirmou Galdino.

O presidente da ALPB garantiu que, caso a eleição seja antecipada, a chapa eleita previamente para o biênio 2025-2027 será mantida. Ele assegurou que a composição da mesa foi discutida com os deputados e que há consenso entre os membros da Assembleia.

A chapa eleita para o biênio 2025-2027 da ALPB inclui:

– Adriano Galdino – presidente
– Felipe Leitão – 1º vice-presidente
– Cida Ramos – 2º vice-presidente
– Taciano Diniz – 3º vice-presidente
– Caio Roberto – 4º vice-presidente
– Tovar Correia Lima – 1º secretário
– Eduardo Carneiro – 2º secretário
– Anderson Monteiro – 3º secretário
– Jane Panta – 4º secretário
– Sargento Neto – 1º suplente
– Galego Souza– 2º suplente
– Eduardo Brito – 3º suplente
– Júnior Araújo– 4º suplente

Ação da PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) questionou, no STF, a legalidade da antecipação da eleição para a Mesa Diretora da ALPB para o segundo biênio (2025-2027), realizada ainda em 2023. O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, argumenta que a eleição deve ocorrer em um prazo mais próximo ao início do novo biênio, em conformidade com o princípio da contemporaneidade. Ele alega que a antecipação de dois anos infringe os princípios constitucionais de legitimidade e de avaliação dos parlamentares por seus pares, além de afetar o pluralismo político.

O caso será relatado pelo ministro Dias Toffoli, que deverá decidir se a ação da PGR procede e se a antecipação da eleição para a mesa diretora da ALPB é constitucional. Caso o STF decida pela inconstitucionalidade da medida, a eleição para a nova mesa da Assembleia poderá ser anulada.

O desfecho dessa disputa jurídica pode impactar diretamente a política da ALPB e afetar os planos de Adriano Galdino e outros deputados para a definição da Mesa Diretora no próximo ciclo legislativo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador em exercício, Adriano Galdino diz que gesto de João Azevêdo reconhece sua contribuição ao governo à frente da ALPB

Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano…

13 de novembro de 2024

A menos de dois anos para eleição, Paraíba tem pelo menos sete nomes citados para disputar governo em 2026

A estrada ainda é longa, mas já está sendo pavimentada. A menos de dois anos…

13 de novembro de 2024

FERIADO: confira o que abre e o que fecha na próxima sexta-feira, dia da Proclamação da República na Paraíba

Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, será celebrado o feriado nacional de Proclamação da República.…

13 de novembro de 2024

Tovar faz coro a Fábio Ramalho e defende que oposição não deixe para última hora escolha do candidato a governador do grupo

Em meio a um cenário político dinâmico e com vistas às eleições de 2026, o…

13 de novembro de 2024

Portal especialista em turismo elenca João Pessoa como 2º destino mais barato para viajar no Nordeste

O portal especialista em turismo, Capitalist, fez um levantamento dos cinco destinos mais acessíveis no…

13 de novembro de 2024

CBF divulga calendário de 2025 do futebol brasileiro com novidades

Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário…

13 de novembro de 2024