Categorias: Política

Adutura São José beneficiará 600 mil pessoas em CG e mais cinco cidades

PUBLICIDADE

O abastecimento de água em Campina Grande, mais cinco cidades, dois distritos e um povoado, beneficiando 600 mil pessoas, estará garantido por mais 30 anos, depois de entregues as obras de ampliação do sistema adutor que o Governo do Estado está executando, viabilizando assim a instalação de novas unidades industriais que vão consolidar o desenvolvimento econômico da região. Foi que garantiu nesta sexta-feira (29), o governador José Maranhão, ao assinar a ordem de serviço para a construção da adutora São José, durante visita ao canteiro de obras no Sitio Gravatá.

A quarta etapa do sistema que vai reforçar o abastecimento de água naquela região tem uma extensão de 20 quilômetros custará R$ 18,3 milhões, e atenderá as cidades de Campina Grande, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roças, os distritos de Galante e São José da Mata e o povoado de Jenipapo. Os recursos virão do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

O governador informou que a partir de março de 2010, quando está prevista a inauguração da adutora São José, “essas cidades não mais vão conviver com a possibilidade de racionamento, mesmo em período de longas estiagens, ainda mais com a chegada das águas do rio São Francisco”. Lembrou que durante sua administração anterior havia planejado construir essa obra que, mais as adutoras de Acauã e a do Cariri, garantirá à população “o fornecimento de água sem o fantasma do racionamento”.

Recuperando o tempo – A obra teve início em julho do ano de 2008, mas era executada em ritmo lento. Até fevereiro deste ano, menos de 1% (ou 0,88%) fora executado. Em 60 dias do atual governo, já se cumpriu 12,5% do previsto. A proposta é recuperar o tempo perdido, trabalhando com mais agilidade na sua execução.

“A cidade de Campina Grande detém um grande parque industrial ainda em expansão, e uma estrutura de centro tecnológico reconhecido e mais avançado do País”, afirmou. Ele disse que o Governo do Estado vem proporcionando todos os meios econômicos e técnicos para que a adutora tenha prosseguimento e de modo rápido.

Segundo o governador, Campina tem um compromisso histórico com o desenvolvimento da Paraíba. A adutora de São José deveria estar pronta há seis anos, desde o início do governo anterior; no entanto, caminhou de maneira lenta. Falando sobre o conjunto de obras do PAC que deveriam ser executadas na Paraíba, ele explicou que de todos os recursos recebidos somente 23% foram investidos durante os dois anos e dois meses da administração passada. “Instalamos uma nova dinâmica de administração no Estado que executa as obras planejadas”, disse.

“A Barragem Acauã foi idealizada para suprir a carência da Barragem Boqueirão, que já apresentava deficiência no atendimento da cidade diante da demanda do crescimento da população, já que a adutora do Cariri caminhava na mesma direção”, comentou.

Sobre o elenco de obras que a gestão atual começa a executar e outras que projeta, disse que tudo é feito sem alarde. “O segredo é trabalhar e não apenas fazer a mídia”, acrescentou o governador, lembrando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade no Palácio do Planalto na quinta-feira (28), o cumprimentou pela celeridade que vem dando na execução de obras na Paraíba.

O secretário da Infraestrutura, Francisco Sarmento, fez um relato sobre como a obra foi encontrada. “Um verdadeiro cemitério de peças”, disse. Estiveram presentes à solenidade, o deputado federal Wilson Santiago e o deputado estadual Arnaldo Monteiro, além de prefeitos de alguns municípios, secretários e auxiliares do Governo do Estado.

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Produção de camarão na Paraíba cresce 13,8% em 2023, atingindo recorde histórico

A produção de camarão na Paraíba registrou um crescimento significativo de 13,8% em 2023, atingindo…

19 de setembro de 2024

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Nas eleições municipais deste ano, eleitoras e eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça…

19 de setembro de 2024

Streaming ilegal: operação tira 675 sites e 14 apps do ar e prende suspeitos

Nesta quinta-feira (19), uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar…

19 de setembro de 2024