Frei Anastácio e João Henrique alertam perigos de uma eventual redução do número de parlamentares na ALPB; número pode cair de 36 para 30
Adversários tanto em nível nacional, quanto estadual, os deputados estaduais Frei Anastácio (PT) e João Henrique (DEM), mostraram sintonia quando o assunto é a possibilidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a redução do número de parlamentares no Poder Legislativo. Ambos acreditam que a medida afetará a representatividade do estado da Paraíba.
O Senado Federal aprovou ontem na CCJ a PEC que diminuir a bancada e representatividade da Paraíba no Congresso Nacional. Caso aprovada em plenário e sancionada pelo presidente Michel Temer serão reiteradas as vagas para seis deputados estaduais e dois federais.
“Antes de 1988 já se cumpria a legislação, com base a na população de cada Estado. Então se na constituição está que o número de deputados federais vai pela população. Então estamos cumprindo a legislação”, disse Anastácio, destacando, porém, que a redução vai afetar a representatividade da Paraíba.
O deputado democrata também disse que a medida causará um enorme prejuízo a Paraíba.
“Só na ALPB serão reduzidos seis deputados. Sei que ainda é cedo para avaliarmos isso, pois passou apenas na CCJ do Senado, mas temos que estudar uma forma de reagirmos. Não podemos deixar como está para ver como fica”, disse.
PB Agora