A Paraíba o tempo todo  |

Aécio perde Minas, mas surpreende com 33% dos votos

 O tucano Aécio Neves vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais de 2014 com Dilma Rousseff com um percentual de votos maior do que indicavam as pesquisas: 33%, contra 41% da presidente. Isso significa que os eleitores de Marina Silva, do PSB, vão definir a eleição: foram 21%.

Aécio Neves vai terminar a noite tranquilo, mas nem tanto: depois de 12 anos, perdeu o controle de um dos estados mais importantes da Federação, Minas Gerais, onde o petista Fernando Pimentel venceu no primeiro turno.

Em 2010, Dilma herdou cerca de 60% dos votos de Marina no segundo turno. Mas, agora, as coisas são diferentes: na campanha de primeiro turno, as baterias de Dilma e do PT se voltaram contra Marina. Saberemos, afinal, quantos votos tem a Rede, já que os eleitores mais tradicionais do PSB deverão ficar com Dilma.

Em 2010, com Marina presente no primeiro turno, José Serra teve 33% dos votos. Ou seja, Aécio repetiu Serra. Por outro lado, no primeiro turno de 2006 Lula teve 48% dos votos e em 2010 Dilma atingiu 47%, contra 41% agora.

Dilma inicia a campanha do segundo turno, de três semanas, com vantagem de 8% sobre Aécio.

Petrobras e o doleiro Youseff deverão dominar o noticiário, mas o PT também dispõe de munição para atirar: mensalão tucano, aecioportos, trensalão e outros.

Em pesquisas recentes, 58% dos eleitores de Marina se disseram inclinados a votar em Aécio num segundo turno, contra 24% para Dilma. Agregando isso aos números de votos efetivamente conquistados neste domingo, no segundo turno Dilma e Aécio estariam empatados com 46% cada.

Ou seja, a disputa pelo Planalto poderá ser decidida no detalhe, que inclui desde tirar de casa os eleitores que se abstiveram neste domingo até atrair os eleitores dos assim chamados candidatos “nanicos”, como Luciana Genro, do PSOL, que teve 1,5% dos votos mas não pretende apoiar PT ou PSDB no segundo turno.

 

VIOMUNDO

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe