As forças da segurança pública foram convocadas para uma reunião, na tarde ontem (13), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O encontro foi requerido pelo juiz Marcos Coelho de Salles, da 76ª Zona Eleitoral e da Propaganda de Rua da macrorregião de João Pessoa, a fim de discutir o plano de ação de segurança para as eleições deste ano.
Os órgãos de segurança pública foram representados pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Civil, Sudema e Semob. A intenção da reunião era traçar a logística de segurança para as eleições do dia 7 de outubro. O que será ou não permitido, foi apresentado e detalhado, minuciosamente, em diálogo que ocorreu no auditório do Fórum Eleitoral. Foram esclarecidos todos os pontos pautados em slides, com foco na logística que exige o período eleitoral, e no controle de policiamento de rua, com ênfase nos fins de semana no decorrer desta etapa.
As normas do processo eleitoral interessam aos partidos políticos, em primeira instância, e também à população. Algumas normas foram alteradas e os partidos políticos vão precisar ter a atenção redobrada para não cair em irregularidades. Para as eleições deste ano, por exemplo, paredões de som não serão permitidos. Outdoors, que já tiveram aceitação, estão proibidos. Pichações de casas, muros ou terrenos também estão proibidos.
Para o juiz, as maiores preocupações do setor de segurança, passam pela legislação ambiental e também pelos corredores de veículos de transportes coletivos. Ele pediu transparência e que não desconsiderem a população.
“A eleição passa. O transporte coletivo vai continuar, e o cidadão precisa ser respeitado no seu direito de ir e vir. Não é justo que se interrompa uma via exclusiva para os ônibus, para que se utilize em carreatas, passeatas ou outras manifestações políticas”, explicou o juiz.
O trâmite eleitoral através dos agentes da Operação Lei Seca vai ter um fluxo mais intenso. O apoio à segurança no trânsito não vai focar apenas na embriaguez no trânsito. Chefe da divisão do policiamento do Detran-PB e coordenador da Operação, major Castro adiantou que a rotina será um pouco alterada no decorrer das eleições.
“Nosso objetivo é prestar o apoio da melhor forma possível aos órgãos de segurança pública. Nossos agentes vão estar empenhados nos momentos em que vai haver um fluxo maior de veículos e de pessoas. A gente vai dar uma ênfase maior nos horários que houver manifestações”, disse.
Outra reunião vai acontecer hoje, reunindo líderes de partidos políticos e até prováveis candidatos, em busca da harmonização de ideias entre sistema de segurança e coligados, dando regularidade ao planejamento vigente.
Redação
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…